Se o grão de trigo não morre

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 28/03/2021
Horário 05:08

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (cf. Jo 12,20-33). O evangelho está cheio de parábolas, imagens e ideias vindas da agricultura. A imagem do grão de trigo serve para nos transmitir um ensinamento sublime que lança luz na história de Jesus e de seus discípulos. Esse grão é antes de tudo o próprio Jesus que caiu na terra em sua paixão e morte, reapareceu e deu frutos com sua ressurreição. O “muito fruto” é a Igreja nascida da sua morte, o seu Corpo Místico; também toda a humanidade, pois Ele morreu por todos. A passagem conclui: “Eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”.

Noutro momento, Jesus acrescenta: “quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la” (Mt 16,25). Cair na terra e morrer é caminho para dar fruto e para “salvar a própria vida”, para continuar vivendo! Se o grão de trigo se recusa a cair na terra ou vem um pássaro e o come, ou seca ou mofa num canto úmido, ou é moído e transformado em farinha, comida e aí... acaba tudo. O grão como tal não continuou; mas se semeado reaparecerá e terá uma vida nova. No plano humano e espiritual isto significa que se o ser humano não passa pela transformação que vem pela fé e o batismo, se não aceita a cruz, e fica apegado a si mesmo, ao seu egoísmo, tudo findará com ele. Mas, se ao contrário, acredita e aceita a cruz em união com Cristo, lhe é aberto o horizonte da eternidade.

Há situações, nesta vida, sobre as quais a parábola do grão de trigo lança uma luz tranquilizadora. Você tem um projeto que importa muito; trabalhou nele, o tornando objetivo principal da vida, e eis que você o verá caído no chão e morto. Ou ele falhou ou você foi privado dele, tendo o confiado a outra pessoa que colherá os seus frutos. Lembre-se do grão de trigo... e espera. Nossos melhores projetos e afetos devem passar por essa fase de aparente escuridão e rigoroso inverno para renascerem purificados e cheios de frutos. Como sói, constatamos que o evangelho não está distante, mas bem perto de nossa vida; também quando nos fala com a história de um pequeno grão de trigo.

Por fim, esses grãos de trigo caindo na terra e morrendo seremos nós mesmos, nossos corpos confiados à terra. E a Palavra de Jesus garante que também para nós haverá uma nova primavera. Ressurgiremos da morte, e desta vez, para não morrer nunca mais. Como Jesus e com Jesus, doe a sua vida! Que esta semana lhe possibilite fazer verdadeira experiência de fé e de discipulado do Senhor.

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

Publicidade

Veja também