Seca na região leva Diocese de Prudente a convocar fiéis para pedirem chuva

Bispo Dom Benedito orientou que presbíteros celebrem, o quanto antes, uma santa missa votiva para orar por "chuvas abundantes e tranquilas"

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2024
Horário 16:16
Foto: Diocese de Prudente
Carta foi apresentada durante reunião geral do clero nessa terça-feira
Carta foi apresentada durante reunião geral do clero nessa terça-feira

Diante da prolongada seca que afeta a região de Presidente Prudente, trazendo sérias consequências para o meio ambiente, saúde pública e outras áreas essenciais, a Diocese de Presidente Prudente, por meio de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, convocou os presbíteros a celebrarem, o quanto antes, uma santa missa votiva para pedir a bênção da chuva.

A celebração deve ocorrer na igreja matriz de cada paróquia, em dias feriais que não coincidam com memórias obrigatórias, festas ou solenidades.

"A iniciativa visa unir a comunidade católica em oração, confiando em Deus para que envie chuvas abundantes e tranquilas, como sinal de Sua graça", informa a Diocese.

O bispo destacou que "o ato de pedir a bênção da chuva é um gesto de fé, assim como qualquer outra súplica por necessidades individuais ou coletivas". "Rezar pela chuva não é superstição, mas um pedido de confiança ao Pai, Criador e Redentor", afirmou.

Além da santa missa, os fiéis são convidados a meditar os mistérios do santo rosário (terço) em conjunto com os movimentos, pastorais e serviços das paróquias e comunidades. A Diocese também orienta que, durante a missa, seja rezada uma prece especial, acompanhada pela oração composta pelo Papa Paulo VI em 1976, em um momento de crise semelhante na Europa.

"Essa convocação reafirma a fé da comunidade católica na providência divina, pedindo a intervenção de Deus diante dos desafios atuais", pontua.

A carta do bispo diocesano juntamente com as orientações litúrgicas e a oração especial para esta ocasião foi apresentada nessa terça-feira, durante a reunião geral do clero na Cúria Diocesana, em Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também