Secretaria da Educação de SP recomenda uso de máscaras em escolas

Medida ocorre após aumento de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil; em Prudente, Seduc aguarda orientação em relação às unidades municipais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/11/2022
Horário 19:15
Foto: Prefeitura de São Paulo
Uso de máscara é recomendado nas escolas da rede estadual de ensino
Uso de máscara é recomendado nas escolas da rede estadual de ensino

Diante do aumento de casos e óbitos por Covid-19 e da circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) emitiu uma nota em que recomenda a utilização de máscaras em ambientes fechados nas escolas da rede estadual de ensino.

No âmbito de Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Educação informou à reportagem de O Imparcial que aguarda posicionamento do município, cuja orientação parte de alinhamento entre gabinete e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

O Estado aponta que o uso de máscaras é recomendado em situações de maior risco de transmissão do vírus, como ambientes fechados, transporte público e locais com grande concentração de pessoas, de acordo com o decreto estadual nº 66.575/2022.

Conforme a Seduc-SP, todas as escolas da rede estadual seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, limpeza e ventilação dos ambientes, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes. “Se houver caso de estudante ou professor suspeito [dois ou mais sintomas] ou confirmado para Covid-19, este deve permanecer em isolamento por cinco dias, conforme orientação médica”, esclarece a secretaria, que também orienta às unidades escolares que, na ocorrência de casos, estes sejam notificados à Vigilância Sanitária do município.

A pasta afirma repassar recursos diretamente às unidades de ensino, por meio do PDDE Paulista (Programa Dinheiro Direto na Escola), para aquisição de materiais e itens de higiene necessários ao cumprimento dos protocolos sanitários.

O número de casos notificados pelas escolas da rede estadual pode ser conferidos no Simed (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19), disponível em bit.ly/3UYyzqe.

Ensino superior

Conforme noticiado por O Imparcial, a maioria das instituições de ensino superior com aulas presenciais manteve facultativo o uso de máscaras em ambientes internos de seus prédios em Prudente. A única a tornar a medida obrigatória foi a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). As demais, no entanto, recomendam a utilização.

Aumento de casos

De acordo com a Agência Brasil, no período de 11 a 17 de novembro, houve, em média, 1.487 novos casos diários no Estado de São Paulo. O número é 22,2% superior ao apurado nos sete dias imediatamente anteriores, de 4 a 10 de novembro, quando, em média, ocorreram diariamente 1.216 novas ocorrências.

O total de novas infecções de 11 a 17 de novembro também apresentou alta de 9%, quando é feita a comparação com o mesmo período do mês anterior (de 11 a 17 de outubro), em que houve, em média, 1.364 novas vítimas da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância de a população procurar os postos de vacinação para tomar as doses de reforço contra a Covid-19, que evitam casos mais graves da doença.

Leia mais

Publicidade

Veja também