Secretário da Semob fala  sobre projetos e desafios da  mobilidade urbana em Prudente

Cezar Gardim faz diagnóstico positivo das mudanças no tráfego e projeta readequação das ciclovias, melhorias na sinalização viária, instalação de usina de asfalto e implantação da Zona Azul Digital

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/09/2023
Horário 05:12
Foto: Arquivo
Mobilidade urbana em Prudente é tema no especial de 106 anos da capital do oeste paulista 
Mobilidade urbana em Prudente é tema no especial de 106 anos da capital do oeste paulista 

Neste especial de 106 anos de Presidente Prudente, a reportagem de O Imparcial colheu algumas perspectivas do titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública)Cezar Adriano Gardim Lopes. A entrevista versa sobre os projetos de mobilidade urbana a serem implantados em Prudente pela atual administração do município e também sobre os principais desafios da gestão a respeito do tema. 

Questionado a respeito das problemáticas da mobilidade urbana enfrentadas quando o assunto é trânsito em Prudente, Gardim é breve na resposta. “Fazer com que haja na cidade de Presidente Prudente, a qual está em plena expansão, mobilidade urbana, de forma a garantir transporte com qualidade, vias com segurança e fluidez”, pontua. 

O secretario da Semob faz um diagnóstico positivo das recentes mudanças no tráfego da cidade. Segundo ele, todas as implementações viárias realizadas até o momento têm surtido efeito positivo, “proporcionando maior segurança e melhora na mobilidade urbana” para os habitantes da cidade. 

Pontos a serem ajustados

Quando indagado sobre os pontos que ainda precisam ser ajustados, Gardim ressalta que, à medida que a cidade se expande, novas necessidades surgem, entre elas, a resolução de conflitos no trânsito nos pontos mais movimentados da cidade. “Destaco que, atualmente, ainda temos alguns conflitos de trânsito nas principais avenidas que precisam ser ajustados”, realça. 

Planos e projetos

Quanto aos planos e projetos da pasta para os próximos meses, o secretário fala sobre algumas iniciativas a serem implementadas pela atual gestão. Entre elas, estão: 

•    readequação das ciclovias, com a expansão para bairros mais distantes do centro;
•    melhorias na sinalização viária;
•    instalação de uma usina de asfalto própria para agilizar o serviço de tapa-buracos;
•    e implantação da Zona Azul Digital.

Otimização do trânsito

A respeito do que está em estudo pela Prefeitura para otimizar o trânsito em Presidente Prudente, Cezar Gardim menciona a necessidade de adequações viárias nas principais avenidas, como: 

•    extinção de algumas conversões à esquerda;
•    melhoria no parque semafórico;
•    intensificação das campanhas educativas sobre o trânsito; 
•    otimização da utilização dos terminais urbanos e, consequentemente, o transporte público coletivo de passageiros.

Transporte coletivo

Por fim, ao ser questionado sobre o atual serviço de transporte coletivo no município, Gardim afirmou que o serviço atende às necessidades da população, porém, reconhece que há espaço para melhorias. “O serviço de transporte coletivo municipal atualmente está atendendo normalmente as necessidades da população, ou seja, o deslocamento ida e volta para o trabalho, para a escola e outros atendimentos públicos. Sabemos que necessita ser melhorado e, para tanto, estamos trabalhando diariamente na busca por esse propósito”, finaliza o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Cezar Gardim. 

Publicidade

Veja também