Neste especial de 106 anos de Presidente Prudente, a reportagem de O Imparcial colheu algumas perspectivas do titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Cezar Adriano Gardim Lopes. A entrevista versa sobre os projetos de mobilidade urbana a serem implantados em Prudente pela atual administração do município e também sobre os principais desafios da gestão a respeito do tema.
Questionado a respeito das problemáticas da mobilidade urbana enfrentadas quando o assunto é trânsito em Prudente, Gardim é breve na resposta. “Fazer com que haja na cidade de Presidente Prudente, a qual está em plena expansão, mobilidade urbana, de forma a garantir transporte com qualidade, vias com segurança e fluidez”, pontua.
O secretario da Semob faz um diagnóstico positivo das recentes mudanças no tráfego da cidade. Segundo ele, todas as implementações viárias realizadas até o momento têm surtido efeito positivo, “proporcionando maior segurança e melhora na mobilidade urbana” para os habitantes da cidade.
Quando indagado sobre os pontos que ainda precisam ser ajustados, Gardim ressalta que, à medida que a cidade se expande, novas necessidades surgem, entre elas, a resolução de conflitos no trânsito nos pontos mais movimentados da cidade. “Destaco que, atualmente, ainda temos alguns conflitos de trânsito nas principais avenidas que precisam ser ajustados”, realça.
Quanto aos planos e projetos da pasta para os próximos meses, o secretário fala sobre algumas iniciativas a serem implementadas pela atual gestão. Entre elas, estão:
• readequação das ciclovias, com a expansão para bairros mais distantes do centro;
• melhorias na sinalização viária;
• instalação de uma usina de asfalto própria para agilizar o serviço de tapa-buracos;
• e implantação da Zona Azul Digital.
A respeito do que está em estudo pela Prefeitura para otimizar o trânsito em Presidente Prudente, Cezar Gardim menciona a necessidade de adequações viárias nas principais avenidas, como:
• extinção de algumas conversões à esquerda;
• melhoria no parque semafórico;
• intensificação das campanhas educativas sobre o trânsito;
• otimização da utilização dos terminais urbanos e, consequentemente, o transporte público coletivo de passageiros.
Por fim, ao ser questionado sobre o atual serviço de transporte coletivo no município, Gardim afirmou que o serviço atende às necessidades da população, porém, reconhece que há espaço para melhorias. “O serviço de transporte coletivo municipal atualmente está atendendo normalmente as necessidades da população, ou seja, o deslocamento ida e volta para o trabalho, para a escola e outros atendimentos públicos. Sabemos que necessita ser melhorado e, para tanto, estamos trabalhando diariamente na busca por esse propósito”, finaliza o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Cezar Gardim.