Secretário jurídico

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 29/12/2020
Horário 05:45

A informação vem do Portal Bueno, de Presidente Venceslau: o prefeito Jorge Duran (PSD) poderá ser o secretário de Assuntos Jurídicos da próxima administração municipal de Presidente Prudente.

Segundo mandato

Duran é prefeito de segundo mandato consecutivo e foi reeleito com quase 75% dos votos válidos. É o presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), eleito em fevereiro do ano passado para o mandato 2019-2020.

A frente da Unipontal

A disputa pela presidência da entidade municipalista foi com o prefeito prudentino Nelson Bugalho, então no PTB e hoje no PSDB. Daí, a entidade de 32 municípios rachou com a reativação da Umas (União dos Municípios da Alta Sorocabana).

Procurados em Caiabu

Há um empecilho a ser contornado para que Duran venha a ser secretário: o de obter licença do cargo de procurador jurídico da Prefeitura de Caiuá, junto à prefeita reeleita Rute Almeida (PTB).

Dupla contribuição

Duran serviria a nova administração de Prudente contribuindo para além de sua competência profissional e vivência em gestão pública, através de seus contatos para a busca de recursos com os governos estadual e federal. 

Relação estreita

A relação com o prefeito eleito de Prudente, Ed Thomas (PSB), vem de algum tempo e com o apoio em ser eleito presidente da Unipontal, tendo como vice o presidente da Câmara prudentina, Demerson Dias (PSB).

Projeto futuro

A projeção política futura é de que Duran seja deputado estadual ou federal. Nesse aspecto, sua atuação na máquina pública de Prudente serviria para ampliar a visibilidade diante do maior colégio eleitoral da região, com quase 180 mil votos.

Pingos nos is

Em decorrência do deadline, o tempo para o fechamento antecipado da edição de domingo passado, o Plantão publicou que a posse dos eleitos em Prudente seria no Centro Cultural Matarazzo, quando na verdade já havia sido transferida para a Câmara Municipal.

Sem convidados

A posse no teatro do Matarazzo daria o direito de cada eleito ter dois convidados, quando a cidade estava na fase amarela do Plano São Paulo. Como houve regressão para a fase vermelha, agora será sem convidados.

Absoluto repúdio

Aliás, a reclassificação de fase para Prudente e região tem gerado muita insatisfação. A classe empresarial, por exemplo, manifestou absoluto repúdio em nota publicada neste jornal. Manifestação feita por associações comerciais.

Na contramão

Há um sentimento de indignação que inclui ainda o fato do governador João Doria (PSDB) decretar aumento de tributos para 2021, num contrassenso econômico, já que a maioria dos países vitimados pela pandemia do coronavírus reduziu a carga. 

20 novos eleitos

Através de sua assessoria, o deputado Mauro Bragato (PSDB) anuncia ter conseguido junto ao governador Doria e o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, novos leitos de UTI para Prudente: dez ao Hospital Regional e dez para a Santa Casa. 

Publicidade

Veja também