Seduc organiza e reestrutura Salas de Leitura das unidades da rede municipal de ensino

Locais passam por uma normalização técnica orientadas pela Bibliotecária da Secretaria da Educação e por uma Pedagoga

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/03/2021
Horário 14:07
Foto:  Patrícia Motta
Sala de Leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da educação das crianças
Sala de Leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da educação das crianças

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) deu início ao processo de organização e reestruturação das  Salas de Leitura das unidades escolares da rede municipal de ensino. A Sala de Leitura da Escola Municipal Antônio Moreira Lima foi a primeira a ser finalizada com um acervo de aproximadamente três mil livros. Todo material foi reorganizado, etiquetado e uma profissional recebeu formação para manter o espaço. O espaço será inaugurado nos próximos dias.

No programa desenvolvido pela Seduc, as Salas de Leitura passam por uma normalização técnica orientadas pela Bibliotecária da Secretaria da Educação e por uma Pedagoga. O processo vem ocorrendo gradativamente ao longo desses anos, já que a rede municipal conta com 65 escolas com especificidades próprias, que necessitam passar por este processo.

Durante o período de aulas remotas por conta da pandemia, a equipe que atua neste projeto esteve criando materiais (vídeos) para o uso na plataforma educacional que foram de suma importância no incentivo a leitura bem como o contato com as obras literárias. No comando deste projeto estão a pedagoga e Doutora em Educação Juliane Francischeti e a bibliotecária Aline Priscila Daura.

O trabalho das profissionais é criterioso e tem início com uma visita à escola para conhecer a equipe gestora e as especificidades de cada local como, por exemplo, sala disponível, número de livros e funcionários para atendimento.

Em seguida, juntamente com a equipe da escola o acervo é visitado, limpo e recatalogado de acordo com as normas expressas em um Manual enviado pela Seduc, que foi elaborado com base em regras internacionais de catalogação e indexação. Em seguida, o projeto da biblioteca é desenhado e posto em prática.

Os locais

As Salas de Leitura são espaços com livros literários e materiais de pesquisa para que os professores possam trabalhar com seus alunos e oferecer múltiplas oportunidades de letramento. O espaço é diferente da biblioteca escolar no sentido de que não conta com um bibliotecário, mas com um professor que atende as crianças que visitam o espaço.

Desde 2019, a Seduc tem um programa de organização das Salas de Leitura em rede. Trata-se de uma ação ainda embrionária, mas inovadora, pois nem todas as Salas de Leitura que existem em um mesmo sistema de ensino compõem uma rede. Ainda que façam parte de um mesmo sistema educacional, historicamente tem ocorrido a atuação isolada das Salas de Leitura entre si, com sua escola e com esferas administrativas superiores.

Sobre as Salas de Leitura:
A Sala de Leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da educação das crianças, pois impacta diretamente no letramento e na competência informacional dos frequentadores. No Brasil foi promulgada, no ano de 2010, a Lei 12.244 que defende a universalização das bibliotecas escolares, ou seja, que todos tenham acesso e que o acervo tenha, pelo menos, um livro por aluno matriculado na escola. 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também