Seis municípios seguem sem casos de Covid-19

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 25/06/2020
Horário 06:28
Prefeitura de Ouro Verde: Na feira-livre de Ouro Verde é realizada a barreira sanitária
Prefeitura de Ouro Verde: Na feira-livre de Ouro Verde é realizada a barreira sanitária

A 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede é Presidente Prudente, é composta por 53 municípios. E desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, pouco a pouco cada local foi também se infectando. E nesse cenário, ao menos 47 cidades do entorno já registram ou registraram casos de Covid-19. Isso significa que há outras seis que seguem na luta para evitar a contaminação. É a situação de Monte Castelo, Nantes, Narandiba, Ouro Verde, Sandovalina e Santa Mercedes.

Em todos esses municípios, as secretarias de Saúde investigam ou pelo menos já chegaram a investigar casos suspeitos, contudo, até o momento nenhum foi constatado como positivo. Juntos, os seis testaram pelo menos 259 pessoas.

A maior parte deles está em Ouro Verde: cerca de 170. A secretária municipal de Saúde Elen Cristiane Bifi Miranda, esclarece que nesse número estão os munícipes em geral e os profissionais de saúde. Entretanto, felicita que nenhum caso foi confirmado, e não há suspeitos no momento. Para ela, a manutenção desse cenário vem por conta das ações desenvolvidas.

“Estamos seguindo o decreto estadual. Aqui a gente estipulou o uso obrigatório de máscaras no comércio”, principalmente àqueles que são essenciais e permanecem em funcionamento, como mercados, afirma a chefe da pasta. Em outros exemplos, ela lista que barreiras sanitárias são feitas nas feiras-livres, a fim de aferir a temperatura e disponibilizar álcool em gel a quem pretende adentrar ao espaço. “Nos feriados, a gente intensifica as barreiras nas entradas da cidade”, completa Elen.

Ela conta que há uma preocupação quanto ao trânsito de pessoas, uma vez que o município é cercado por presídios e cidades que possuem casos confirmados, como Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista. “Mas há um controle”, complementa a secretária.

Em outro exemplo, no início de maio, quando haviam 16 cidades sem confirmações, o chefe do Executivo de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PSDB), entendeu que o cenário é resultado de dois fatores: o distanciamento de grandes centros com pico da doença, no Estado ou região, e as ações adotadas para conter o contágio.

Hoje, a situação foi reafirmada, uma vez que o local também continua sem registros positivos. Por lá, a municipalidade tem frisado com os moradores o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras, e o cumprimento do isolamento social. No momento, a cidade tem um paciente aguardando resultado de exame e outros 41 descartes.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também