Sem plantão, eleitores têm 1 dia para regularização

Cidadãos que não votaram e não justificaram ausência nas 3 últimas eleições têm apenas terça-feira para realizar procedimento

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 29/04/2017
Horário 11:06
 

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm apenas a terça-feira para realizar o procedimento. Isso porque, os cartórios da 101ª e da 402ª ZEs (Zonas Eleitorais) não farão plantão hoje e nem segunda-feira, feriado do Dia do Trabalhador. Dos 170.060 eleitores de Presidente Prudente, 2.881, ou 1,69% deste total, poderão ter seus títulos cancelados, caso não procedam com a regularização.

O chefe de cartório da 101ª ZE, Fabiano de Lima Segala, expõe que, somente em sua área de atribuição, são 1.245 documentos passíveis de cancelamento. Os 1.584 restantes correspondem à 402ª ZE, que é chefiada por Letícia Macoratti de Castilho. "O eleitor que ficou três eleições consecutivas sem votar e sem justificar deve procurar qualquer cartório eleitoral e solicitar a emissão da guia de multa, pagá-la e devolvê-la no mesmo local até às 18h do dia 2 de maio", explica Fabiano.

Letícia lembra que este cidadão deve comparecer ao cartório munido de documento oficial com foto, título de eleitor, comprovante de endereço, de votação, de justificativa eleitoral e recolhimento de multa ou de dispensa desta. "Ressaltando que os eleitores que não se enquadrem na situação de ter deixado de votar nas três últimas eleições serão atendidos mediante prévio agendamento pelo site www.tre-sp.jus.br", orienta.

 

Confusão

Fabiano pontua que o dia 2 de maio não é o prazo final para a biometria. "Os eleitores estão fazendo confusão quanto a esta campanha, que está em pleno vigor, mas ainda sem prazo final para sua conclusão na cidade, e a referente ao cancelamento de títulos, decorrente de ausência consecutiva sem justificativa nas três últimas eleições", expõe. Recomenda, portanto, que para saber se está na situação de cancelamento, o cidadão pode acessar o site do TSE (tribunal Superior Eleitoral), no www.tse.jus.br, na aba "eleitor", e dentro dela em "débito do eleitor".

 

SERVIÇO

Os eleitores de Presidente Prudente têm dois cartórios à disposição, a 101ª ZE, que fica Rua Capitão Walter Ribeiro, número 140, e a 402ª ZE, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, número 3.220. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Lembrando que não haverá expediente hoje, amanhã e segunda-feira, em função do feriado do Dia do Trabalhador.
Publicidade

Veja também