A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) informou que os semáforos da Avenida Paulo Marcondes, em Presidente Prudente, entram em operação a partir desta terça-feira.
O modo intermitente foi mantido desde a última quinta-feira para que os motoristas se habituassem à nova sinalização, antes dos dispositivos entrarem em operação definitiva.
Também como medida para garantir a segurança na via, os canteiros centrais da via estão sendo fechados.
Na estrutura da avenida, já foi realizada a manutenção para retirada de raízes sob o asfalto, sanando o problema das ondulações da via.
Está prevista ainda a implantação de uma lombada eletrônica, perto do cruzamento com a Rua Timochenko Wehbi, nas proximidades da Escola Municipal Rosy Odette Roriz Brandão, local onde foi registrado um acidente com vítima fatal em 2023.
O secretário da Semob, Adauto Bibiano, ressalta que, além da segurança dos motoristas e pedestres, as medidas são necessárias para dar maior fluidez ao trânsito naquela região da cidade, que nos últimos anos recebeu diversos empreendimentos imobiliários, tornando o tráfego intenso.
“Essa avenida recebe cerca de 1,5 mil carros por hora em horários de pico, com mais de 80 acidentes registrados em 32 meses, o que exige a reorganização do fluxo viário nessa área, com a implantação de dispositivos para melhorar a região”, comentou o titular da pasta.
De acordo com dados do Infosiga, do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), de 2023 a 2025, em 32 meses, foram registrados 81 sinistros de trânsito na Avenida Paulo Marcondes.