A abertura oficial da Semana da Diversidade 2025 aconteceu no fim da tarde de ontem, no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, do secretário Municipal de Cultura, Paulo Sanches, e dos membros da comissão organizadora do evento, representados por Charles França e Renata Souza.
Também estiveram presentes os vereadores Demerson Dias, Cesar Saito (Babu) e Aristeu Penalva. Os vereadores Sara Lopes e Guilherme Alencar foram representados por seus assessores.
A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da NY Lounge, Sampa Bebidas, Gio Estética Avançada e Bar Quinta Aula. A Semana da Diversidade conta ainda com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Prudente, universidades, coletivos LGBTQIAPN+, da AMA, entre outros parceiros engajados na construção de uma cidade mais plural.
Com o tema “Inclusão, Equidade, Respeito e Diversidade: Somos assim e assim seremos!”, a Semana reforça que Prudente é para todos, com orgulho, empatia e compromisso com os direitos humanos.
Tupã, presenteado com o certificado “Prefeito amigo da diversidade”, afirmou que todos são bem-vindos, que há direitos para todos. "Vocês são todos muito bem-vindos. Trazem alegria, economia para a cidade e têm o direito de terem acesso à saúde. Vamos discutir, juntos, as demandas e suas possibilidades. Precisamos olhar mais para a comunidade de vocês e vamos fazer."
Demerson Dias, em nome da Câmara, comentou que a comunidade precisa se unir e expor suas dificuldades para o poder público que, muitas vezes, não tem conhecimento. "Estamos abertos para ouvi-los e discutir políticas públicas, principalmente as de saúde, que e direito de todos".
Renata Souza leu a carta escrita pela mãe de um adolescente trans, que fez um relato emocionante de seu filho, que declarou aos 11 anos ser transgênero.
Leila da Silva, mulher trans, que será uma das palestrantes da Semana, na quinta-feira, também fez um relato emocionante. "Tenho 40 anos, já ultrapassei as estatísticas, já fui muito além. Nós vencemos todos os dias".
O cronograma, que segue até domingo, dia 27, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura e conta com investimento de aproximadamente R$ 40 mil, por meio do Fundo Municipal de Cultura. O evento contará com mais de 20 atrações artísticas, trio elétrico, sonorização, iluminação e palco.
Dentro da programação, estão incluídas rodas de conversa sobre direitos humanos, oficinas, apresentações artísticas, ações de saúde e espaços de diálogo sobre identidade de gênero, sexualidade e cidadania.
O momento mais aguardado, a 17ª Parada LGBTQIAPN+ de Presidente Prudente, será no sábado, dia 26 de juho, no Parque do Povo, a partir das 14h.
Os interessados em comercializar seus produtos na Praça de Alimentação da 17ª edição da Parada devem efetuar a inscrição até hoje. O regulamento e o link estão disponíveis na bio do Instagram da Secult, ou por meio deste endereço eletrônico docs.google.com/forms.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE
22/07 - Terça-feira
Workshop "Gênero, Identidade e Deficiência"
Workshop LGBT+ com Walleria Suri, Talk - Uma diversidade que desafia o capacitismo e LGBTfobia.
Tema: Gênero, Identidade e Deficiência.
Horário: 19h
Local: Museu e Arquivo Histórico Municipal - Antônio Sandoval Netto