Semana Literária garante acesso ao conhecimento e à cultura

EDITORIAL -

Data 23/11/2022
Horário 04:15

Desde segunda-feira, Presidente Prudente conta - mesmo que por pouco tempo - com mais um espaço destinado à cultura. Com apoio do Sesc Thermas, a II Semana Literária da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), segue até sexta-feira, oferecendo ao público - pessoas de todas as idades - uma ampla programação, gratuita e aberta à comunidade, que inclui palestras, sarau, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e shows musicais.
Hoje, a partir das 9h, será realizada a Oficina de Expressão e Pintura, com Murilo Thihara. E, às 16h, Oficina de RPG Acadêmico, com a professora Dra. Jaqueline Castilho Moreira. Ainda nesta quarta-feira, continuam as ações de arrecadação e doação de livros para a comunidade. Além de participar das atividades e sair de lá com uma bagagem cultural renovada, o visitante ainda pode ser solidário e contribuir com o evento.
Não é todo mundo, hoje em dia, por exemplo, que pode gastar dinheiro com livros. A maioria deles é cara. Já as que têm a oportunidade de ter, muitas vezes compram, leem apenas uma vez e deixam guardados nas gavetas, achando que a obra não tem mais utilidade. Porém, ao visitarem eventos como este, veem que é possível ajudar o próximo, doando e divulgando outras valiosas fontes e autores. O que não é mais útil para você, pode ser de grande serventia para o outro.
E não é nenhuma novidade os benefícios que a leitura proporciona na vida das pessoas. Quem tem a prática de ler desde criança se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para os desafios do mundo moderno.
Outra importante atração desta edição, com início às 19h de hoje, é o tão esperado Sarau da FCT. Uma oportunidade de apresentar o trabalho de artistas, músicos e escritores locais. Aquele que se inscreveu e quiser expor, por exemplo, sejam esculturas, fotos, desenhos ou quadros, ou ainda lançar seu livro, vai aproveitar esta noite para divulgar e mostrar o que sabe fazer.
Com a internet e as novas tecnologias, muitas pessoas perderam o hábito de folhear um livro. Outras, até mesmo por falta de condições e acesso, raramente vão a um teatro, a um show ou ao cinema. Eventos como este são importantes para resgatar esta prática e, principalmente, contribuir para o enriquecimento cultural da população. Prestigie!

Publicidade

Veja também