Semana Municipal do Idoso ocorre de 1º a 8 de outubro em Prudente

Programação para população da terceira idade conta com palestras, caminhadas, orientações de saúde, além de atividades físicas e recreativas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/09/2021
Horário 13:38
Foto: Pixabay
Objetivo da programação é oferecer momentos de lazer, saúde e conhecimento à população idosa
Objetivo da programação é oferecer momentos de lazer, saúde e conhecimento à população idosa

A Prefeitura de Presidente Prudente realiza, de 1º a 8 de outubro, a Semana Municipal do Idoso, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º. As ações são gratuitas e promovidas em parceria entre a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Coordenadoria Municipal do Idoso, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Conselho Municipal do Idoso, com participação do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Segundo a administração municipal, haverá uma ampla oferta de serviços, como palestras, caminhadas, orientações de saúde, além de atividades físicas e recreativas. Os eventos seguem os protocolos de segurança contra a Covid-19, como uso de álcool em gel e de máscaras.

“A intenção é mostrar aos idosos a importância deste momento de retomada, por meio de ações e atividades que proporcionem lazer, saúde e conhecimento para a população da terceira idade”, ressalta o professor da Coordenadoria Municipal do Idoso, Waldemar Rigo Filho, o Mazinho. Segundo ele, toda a programação deve atingir cerca de cinco mil idosos de Prudente.

Atividades programadas

No dia 1º, das 8h às 16h, haverá o 6º Simpósio Intersetorial no anfiteatro do HR. O evento abordará o tema "Envelhecimento humano" e terá transmissão ao vivo pelo canal do hospital no YouTube (youtube.com/hospitalregionaldepresidenteprudente).

No dia 4, das 9h às 11h, serão realizados caminhada e alongamentos na quadra coberta do Parque do Povo.

No dia 5, das 9h às 11h, ocorrerá o Fórum Municipal do Idoso, no teatro do Centro Cultural Matarazzo, onde são aguardados cerca de 200 idosos.

Nos dias 6 e 7 de outubro, serão realizadas ações pontuais nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), ESFs (Estratégias de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no CRI (Centro de Referência do Idoso), localizado na Rua Ribeiro de Barros, 1.347. Cada unidade será responsável pelas atividades.

O CRI preparou uma programação no dia 6, a partir das 8h, com testes rápidos e alongamento. Às 9h, bate-papo com o secretário municipal de Saúde, o médico ortopedista Delton Ferraz. Já às 9h30, orientações nutricionais com a nutricionista Maria Clara Gonçalves Siqueira.

No dia 7, das 9h às 11h, será abordado na Unoeste o tema "Cuidados humanizados para a casa de repouso".

Já no dia 8, das 14h às 17h, ocorrerá o encerramento da programação com um bingo musical no Salão Rainha da Paz, na Rua Coronel Albino.

Unidades de saúde

No dia 6, às 8h, o Cras Sudoeste, a Coordenadoria do Idoso e a Delegacia do Idoso realizam uma ação na Rua Sebastião Thomas da Silva, 262, no Ana Jacinta.

Ainda no dia 6, a partir das 8h, haverá diversas atividades voltadas aos idosos na ESF do Humberto Salvador e no Cras Augusto de Paula.

Já no dia 7, das 8h às 11h, serão promovidas ações de valorização da saúde do idoso na UBS do Brasil Novo.

Publicidade

Veja também