Semav recolhe carros abandonados

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 24/10/2017
Horário 11:47

A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) estima recolher, nos próximos dias, 25 carros abandonados em Presidente Prudente, em uma ação preventiva intitulada Operação Lata Velha. Somente na manhã de ontem, foram apreendidos sete veículos, sendo dois na Vila Comercial, um na Vila Formosa, um na Vila Líder e outro na Vila Marina. De acordo com o pedagogo da pasta, Renato Gouvea, as carcaças foram transferidas para o pátio municipal, localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Jardim Novo Bongiovani.

Renato explica que os veículos foram encontrados por meio de denúncias feitas por cidadãos ao 156. Desta forma, orienta que as pessoas que identificarem automóveis em situação de abandono façam o mesmo. Após ser acionada, a Prefeitura notificará, por correspondência ou publicação em edital, o proprietário, que, por sua vez, terá o prazo de 10 dias para fazer a remoção do carro. Caso contrário, é recolhido e encaminhado ao pátio, onde permanecerá sob custódia administrativa até sua liberação ou leilão. O dono que demonstrar interesse em resgatar o veículo deverá comparecer à sede da Semav para regularizar a situação, desde que comprovado o pagamento de taxas e multas previstas.

A operação é realizada em cumprimento à Lei Municipal 7.618/2011, que ainda prevê que o responsável pelo automóvel ou carcaça apreendida “arcará com as despesas da remoção pelo guincho, taxas administrativas e emolumentos relativos à apreensão e estadia no pátio municipal”. A ação, feita com o apoio do caminhão-plataforma da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), também se propõe a eliminar possíveis ameaças para a saúde da população, considerando que, em alguns casos, os veículos abandonados favorecem a proliferação de insetos.

Publicidade

Veja também