Semente fértil

Conselhos todos têm de sobra. Enfim, nós psicanalistas, não somos conselheiros. Não é essa, nossa função. Lidar com a diversidade do universo psíquico é muito profundo e complexo. Somos especialistas em uma boa escuta profissional. Em atenção flutuante, sem memória e sem desejos vamos através da associação livre do paciente, filtrando o mais latente do seu universo inconsciente. 
Visão binocular nos orienta, tal como uma bússola, a real causa do sintoma que persiste paralisando e impedindo o viver. Vamos tateando como arqueólogo e, cuidadosamente, sem fazer movimentos bruscos, ajudamos em parceria, a estimular a semente do pensar. É fundamental que tenhamos um bom aparelho para pensar os pensamentos. Fantasiamos, desejamos e imaginamos muito, precisamos aprender a usar a “bússola mental”, interna. 
É preciso domar a fera interna que muitas vezes nos destrói e destrói o contato com o outro. Algumas dicas de sementes férteis para um ano relativamente bom. Não são conselhos. 1-Seja frio ou seja quente, morno eu te vomito (Apocalipse-3:13). 2-Só temos uma vida, expresse suas emoções. Abrace e beije, se for necessário, lambuze (após vacinação Covid-19). Perdoe sem resquícios. 3-Cada um tem sua vida e verdade. Não tente incutir no outro sua vivência para que o outro não tenha frustrações. É preciso aprender a tolerar. 4- É preciso entender a angústia. Ela tem voz e significado. A cada lacuna de um vazio mergulhe nele. Você sairá fortalecido e com mais identidade. 5-Tudo que é demais faz mal. Comprar demais, comer, beber, acumular, lavar mãos, corpo, regiões intimas, blasfemar, pensamentos bizarros, etc. são sinais que estão lhes desviando do real problema, fiquem atentos, busque ajuda especializada. 6-Autoconhecimento torna-se libertador e pleno. 7-Não atribua ao outro a função de lhe fazer feliz, é de sua responsabilidade. Felicidade plena não existe, ainda bem. 8-Não idealize tanto, perfeição não existe, graças a Deus. 8-Pais, não queiram realizar seus desejos impossibilitados de outrora, em seus filhos. Não podemos privá-los de seus reais dons, habilidade e aptidão. 9-O verdadeiro sábio é aquele que possui uma mente aberta a possíveis aprendizagens. 10-Uma palavra mal-dita dura uma eternidade!Bem-dita germina para sempre. 11-Aprenda que, para ser feliz com as pessoas, precisa ser feliz sozinho primeiro. Estar com o outro não pode ser uma necessidade para sua sobrevivência. 12- Invista em você, mas não em coisas supérfluas. 13-Rancor entope as coronárias. Encontre formas saudáveis e com qualidade e siga em frente com sua vida. 14-Todos, sem distinção, têm direito à vida, voe sem olhar para os lados. 15-Pense sempre antes de dar lição de moral: “Você tem a formula para acertar sempre?”. 16- Tenha sempre esperança, fé e foco. Faça orações sempre.
 

Veja também