Semepp garante três caratecas no Pan-Americano

Em seletiva, Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva, Izabela Correa Rainho e Ana Beatriz Pitanga Aragão alcançam vaga no kumitê

Esportes - Jean Ramalho

Data 22/07/2014
Horário 01:53
 

Depois de brilhar pelo Campeonato Sul-Americano de base, disputado entre 23 e 29 de junho, em Sucre, na Bolívia, o caratê de Presidente Prudente voltou a ganhar destaque no cenário nacional. Em nome da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes)/Projeto Aquarela, três caratecas garantiram vaga para o Pan-Americano, que será realizado em Lima, no Peru, de 25 a 31 de agosto. A seletiva brasileira foi promovida sábado, no ginásio de esportes Arnaldo José Celeste, ginásio Ponte Grande, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Responsável por dois dos oito pódios assegurados por Prudente no Sul-Americano, a carateca Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva não decepcionou e escreveu seu nome entre os atletas que defenderão o Brasil no Pan-Americano. A prudentina garantiu vaga após terminar na primeira colocação nas disputas do kumitê (combate), pela categoria infantil (12 e 13 anos), até 35 kg (quilos).

Outra carateca que garantiu duas medalhas no Sul-Americano, Izabela Correa Rainho, também vestirá as cores do Brasil na capital peruana. A carateca foi a melhor na categoria júnior (14 e 15 anos), até 59 kg, pela modalidade kumitê. Para completar, Ana Beatriz Pitanga Aragão de Oliveira conquistou seu lugar no torneio continental após terminar em segundo lugar da classe infantil, até 45 kg, também pelo kumitê. A atleta ficou atrás da carateca Alice de Paiva Bessa, de Minas Gerais.

Com os resultados, Prudente assegurou sete caratecas no Pan-Americano de base. Além do trio, outros quatro atletas alcançaram suas vagas durante o Sul-Americano, que também serviu como seletiva para a competição peruana. São eles: Isadora Maria Lopes Trombini, que foi medalha de prata na classe de 14 a 15 anos, até 35 kg; Gustavo Furuutti Fernandes, que mora em Álvares Machado, mas defende a Semepp/Projeto Aquarela, na 12 e 13 anos, até 40 kg; Gabriel Oliveira Hamada, de Presidente Venceslau e integrante também da Semepp/Projeto Aquarela, na 16 e 17 anos (júnior), até 68 kg; e Erick Menezes Canto, que atua pela Associação Quissi, na 14 e 15 anos, até 45 kg.

 

Planejamento articulado

Em meio ao grupo da Semepp/Projeto Aquarela que esteve envolvido nas disputas da seletiva nacional, apenas a carateca Kevelyn Giovana Cardoso Martin (categoria 14 e 15 anos) não participará do Pan-Americano. Ainda assim, para o professor Renato Franco o desempenho dos prudentinos pode ser considerado "satisfatório, de um modo geral".

"A Kevelyn é a atleta mais jovem do grupo e, mesmo não tendo obtido a vaga, ela fez uma ótima apresentação na seletiva. Fiquei muito satisfeito com o desempenho dos nossos caratecas, que demonstraram mais uma vez nosso potencial", comenta o professor.

Sem tempo para comemorar os resultados, Franco conta que os treinamentos da equipe deverão ser retomados ainda nesta semana, visando o Pan-Americano. De acordo com ele, durante a preparação, os atletas encaram ainda o Campeonato Paulista Regional, em 2 de agosto, em Prudente, como também o Torneio Interestadual, em Tupi Paulista, em 24 do mesmo mês.

"Agora vamos intensificar um pouco mais os treinos e tentar adaptar os atletas, conforme a arbitragem internacional que é diferente da brasileira. Teremos duas competições que servirão como preparatória, mas a expectativa é de bons resultados no Pan-Americano", afirma Franco.

 

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADORES

Além da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), o caratê de Prudente conta com o apoio do Projeto Aquarela, através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Colégio Criarte, Ipanema Materiais de Construção, da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), e de Juliano Borges, coordenador municipal da Juventude.

 
Publicidade

Veja também