Seminário em Prudente trata sobre criacionismo científico

Palestras iniciaram ontem e vão até amanhã, na IBP Central; participação é aberta ao público e gratuita

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 27/10/2018
Horário 06:03

Entre a ciência e a religião pode haver sim concordâncias entre evidências e a própria palavra bíblica. Pensando nisso, começou ontem a 4ª Edição do Seminário Evidências da Criação, organizado pela IBP (Igreja Presbiteriana do Brasil) Central de Presidente Prudente. Ministrada pelo físico Adauto Lourenço, uma série de palestras é realizada, sob a temática “O dilúvio de Gênesis - Mito ou fato histórico?”. A ideia, por meio do evento, é falar sobre as evidências comprobatórias. A participação é aberta ao público e gratuita.

De acordo com o físico, são temas relevantes e que interferem na nossa existência, mas, muitas vezes, não são discutidos, por não fazer parte da realidade cotidiana. “Se um tema é tratado é porque ele é relevante. Mas nós temos o costume de ler ou entender sobre aquilo que acontece a nossa volta, o que é comum”, explica.

Durante o evento, serão cruzados dados através de evidências, isto é, aquilo que é cientificamente comprovado, para mostrar a conversação que o criacionismo tem com a Bíblia. À reportagem, Adauto lista alguns exemplos, como a existência da água no início da criação de um planeta e que também está presente no livro de Gênesis, o primeiro bíblico. “É importante dizer que tudo o que será tratado é por meio de evidências, de algo já comprovado, o que é diferente de teorias, que são mutáveis, estudos que buscam provar algo e podem mudar ao longo do caminho”, completa.

A análise temática faz parte do assunto criacionismo, como um todo, no qual o físico relata que se trata de um estudo que busca explicar que a existência não poderia ter sido ocasionada, a partir de alguns processos naturais e leis da natureza, conforme idealizado pelo evolucionismo.

Temas

Desde ontem, o assunto tem sido esmiuçado em oito temas: “Estabelecendo um fato”; “O relato bíblico”; “A cronologia do dilúvio”; “A arca e a sua construção”; “A arca e os animais”; “De onde veio toda a água?”; “Para onde foi toda água?”; e “Os resultados geológicos de um dilúvio”.

PROGRAMAÇÃO

Para quem quer participar de alguma palestra, a IPB de Prudente está localizada na Avenida Washington Luiz, 534, no centro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Hoje: Das 14h30 às 19h30

Amanhã: Das 9h30 às 12h30

Publicidade

Veja também