Sensei prudentino ministra aulas de karatê gratuitas para crianças em Regente

Possibilidade é oferecida desde 2019 por meio do projeto CAF (Centro de Atividade Física) pela Prefeitura do município: “Uma parceria que tem dado certo”, diz Michel Ventura dos Reis

- DA REDAÇÃO

Data 17/08/2023
Horário 08:05
Foto: Cedida
Catarina Ormonde é uma das atletas do CAF que garantiu vaga na competição nacional
Catarina Ormonde é uma das atletas do CAF que garantiu vaga na competição nacional

Um mestre ensina a ter disciplina, tem cuidado, zelo, atenção com seus prodígios, o que faz toda a diferença na formação de um indivíduo que provavelmente se tornará um cidadão com muito mais valores. E um sensei prudentino chamado Michel Ventura dos Reis, 36 anos, vem buscando fazer a diferença na vida de crianças em Regente Feijó, as ensinando gratuitamente.

No karatê desde os 12 anos, faixa preta 3⁰ Dan  faz parte da Associação Quissi de Karatê e atualmente ministra aulas da arte marcial no CAF (Centro de Atividade Física) pela Prefeitura de Regente Feijó, coordenado por Ana Lucia de Melo, no Tênis Clube da cidade e na academia particular Dojo Ventura, qual ele tem no município.

Segundo o sensei, ele escolheu dar aula em um projeto municipal pela experiência pessoal. Michel destaca que o projeto o ajudou muito em seu desenvolvimento social, corporal e na comunicação. “O meu intuito é, através do karatê, ajudar outras pessoas também. Além do exercício físico, o karatê promove coordenação motora, concentração, trabalho em equipe e outros benefícios”, explica o mestre a questão de seu interesse em oferecer a formação para as crianças.

Parceria

O professor conta que tudo começou em 2019, quando juntamente com seu sensei Moacir Quissi, fizeram a parceria com a coordenadora Ana Lucia Melo. Ele enfatiza que se trata de um projeto social, mas que é aberto para todos os munícipes da cidade. Ou seja, para todas as classes sociais, desde a criança carente até aquelas que têm condições financeiras. 

“O Projeto CAF atende todas as faixas etárias promovendo atividade física e social. Uma parceria que tem dado certo. Comecei dar aula de karatê no projeto para apenas seis alunos. Aos poucos fomos conquistando outros e hoje tenho mais de 120 alunos”, cita o sensei.

Evolução e conquistas

Nesse projeto já há títulos de campeões regionais, campeões regionais a nível FPK (Federação Paulista de Karatê) e medalhista estadual pela FPK.

E no ano passado, no seu primeiro ano pela federação, teve vários atletas que chegaram à final do Campeonato Brasileiro de Karatê realizado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê): Sinésio Almeida que conquistou o primeiro lugar na categoria Master; Tauana Ventura Cabral, terceiro lugar na Categoria Sênior; Braien Galvão, terceiro lugar na Categoria Cadete; Catarina Ormonde, terceiro lugar na Categoria Sub-12; e Luciana Macedo, sexto lugar na Categoria Júnior.

“Todos no shiai kumite [luta]. Esse ano três atletas já têm a vaga garantida para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê: Braien Galvão [Categoria Cadete]; Lara Wada na mesma categoria; e Catarina Ormonde, Sub-12. Estamos em treinamento intensivo para garantir que possam conquistar posição de destaque no pódio”, ressalta o sensei.

Fotos: Cedidas

Lara Wada Oguido, carateca do CAF, estará na final do Campeonato Brasileiro de Karatê


Braien Galvão, com o banner, também disputará Brasileiro na Categoria Cadete


 

Publicidade

Veja também