Senseis recebem título de mestres

Esportes - Da Redação

Data 04/07/2019
Horário 04:32
Foto: Maycon Morano/M2 Comunicação - Paulo José (à dir.) receberá o título de mestre do estilo Wadô-Ryu
Foto: Maycon Morano/M2 Comunicação - Paulo José (à dir.) receberá o título de mestre do estilo Wadô-Ryu

O Gashuku Internacional 2019, em Álvares Machado, no Campo Belo Resort, entre os dias 5 e 7 de julho, será especial para o professor Paulo José Villalva Martins, faixa preta, 6º Dan. O sensei, que vivencia o caratê Wadô-Ryu há quatro décadas, receberá o título de mestre das mãos do grão-mestre Hironori Otsuka III, terceiro sucessor da Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei, e do mestre Koji Takamatsu.

A solenidade ocorre durante o Gashuku, em meio aos ensinamentos, reflexão, aperfeiçoamento e a busca de conhecimentos. “É com enorme satisfação que serei agraciado com essa honraria, chamada de Renshi Jun-Shihan. Essa é a denominação do título de mestre e representa o primeiro nível entre três possíveis do caratê Wadô-Ryu”, enfatiza Paulo José, que é delegado titular da 15ª Delegacia da FPK (Federação Paulista de Karatê) na região de Presidente Prudente – e ainda diretor da 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil.

Os professores e faixas pretas Francisco Alves Pereira (7º Dan), de Dois Vizinhos (PR), e Fábio Lucco (6º Dan), de São Paulo, também serão contemplados com o título de mestre Renshi Jun-Shihan. “São dois senseis que vivenciam a arte do caratê Wadô-Ryu e formam cidadãos há anos”, reforça.

Em 12 de abril deste ano, na Câmara de Presidente Prudente, Paulo José recebeu o título de cidadão prudentino em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a comunidade no âmbito esportivo, como atleta e dirigente de caratê, e no social, como voluntário em entidades assistenciais. Também foi homenageado pela Câmara de Santo Anastácio com a mesma honraria entregue pelo poder Legislativo da capital da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo.

 

Capítulos escritos

No Projeto de Decreto Legislativo 43/17, de autoria do vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), que concedeu a honraria, a biografia do homenageado aponta suas atividades esportivas. Jogou no time de juniores e também nos profissionais do extinto Coríntians, de Presidente Prudente. Entretanto, no caratê que se destacou como atleta. Foi vice-campeão paulista pela equipe de Prudente, pela FPK, em 1986, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Também recebeu medalhas de ouro no caratê durante os Jogos Regionais de Paraguaçu Paulista (SP), competindo por Prudente.

Além disso, foi vice-campeão brasileiro, individual, de caratê do estilo Wadô-Ryu, em 1986, em Florianópolis (SC); e vice-campeão brasileiro, em 1988, mas durante competição em São Paulo; medalha de bronze no Campeonato Mundial de Caratê Wadô-Ryu, em 1999, em Tóquio, no Japão.

Representando a capital do oeste paulista, foi nomeado delegado regional adjunto da FPK, entre 1992 e 1995. Desde 2013 é o atual delegado regional da federação. Além disso, é um dos promotores da Copa Prudente de Caratê, em homenagem ao aniversário do município, em parceria com a Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes).

Como voluntário, presta serviços na Clínica Bem Me Quer, de Álvares Machado, desde 2003, que atende inúmeras crianças e adolescentes. É voluntário, desde 2015, na Unipode (União das Pessoas com Deficiência). Destaca-se como membro atuante e reconhecido da Maçonaria de Presidente Prudente e região.

 

 

 

Publicidade

Veja também