Série documental sobre PCC traz imagens gravadas em Prudente

Produção com quatro episódios registra os bastidores de uma das mais conhecidas facções criminosas do país e conta com participação do promotor Lincoln Gakiya

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2019
Horário 15:49
Divulgação - Série faz parte do selo MOV.doc, destinado a produções documentais do UOL
Divulgação - Série faz parte do selo MOV.doc, destinado a produções documentais do UOL

O UOL lançou a série documental “PCC – Primeiro Cartel da Capital”. A série de quatro episódios faz parte do selo MOV.doc, destinado a produções documentais do UOL, e traz a história e os bastidores de uma das mais conhecidas facções criminosas do país: o PCC (Primeiro Comando da Capital). A obra conta com imagens gravadas em Presidente Prudente e tem participação do promotor do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Lincoln Gakiya.

Com direção do cineasta, jornalista e fotógrafo João Wainer (diretor dos documentários “Junho – o mês que abalou o Brasil” e “Pixo”), a série é o resultado de um minucioso trabalho da equipe de repórteres do UOL Notícias, com apuração de fôlego e inédita, trazendo conteúdos de líderes da facção a relatos de ex-participantes próximos ao grupo.

Entre os conteúdos apurados para o doc estão uma carta de Geleião, fundador do PCC, e depoimentos de ex-detentos que conviveram de perto com os líderes. Houve ainda pesquisa em redes sociais, usadas para comunicação e troca de acusações entre as facções criminosas. Foram mais de 25 entrevistados que desenham a realidade do PCC, iniciado em cadeias de São Paulo e depois expandido para todo o Brasil.

O primeiro episódio, “Origem”, mostra como o PCC foi fundado em 31 de agosto de 1993, por oito presidiários, no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté, até então a prisão mais segura do Estado de São Paulo. Especialistas em Segurança Pública, ex-detentos e ex-membros da facção relatam como ocorreu a primeira grande ação do grupo, em 2001, quando 29 prisões entraram em rebelião simultaneamente.

O capítulo seguinte aborda a história de “Marcola”, mostrando como o assaltante de bancos derrubou os fundadores do PCC, Cesinha e Geleião, tornando-se o principal líder da facção. O episódio também foca na ação de 12 de maio de 2006, quando uma onda de ataques a bases policiais e ônibus paralisou a cidade de São Paulo.

Já em “Cartel”, o terceiro episódio, a produção trata do ponto de virada em que o PCC se transforma em grande negócio de tráfico de drogas, dominando as rotas de transporte de cocaína para a Europa e o norte da África.

A série finaliza com o episódio “Guerra”, que mostra a explosão dos combates entre o PCC e outras facções criminosas do País, na luta pelo monopólio das rotas do tráfico na região norte do Brasil.

Durante seis meses, a equipe fez rigorosa investigação, com gravações em São Paulo, Santos, Presidente Prudente, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Branco e Nápoles (Itália). O resultado é uma grande série documental que busca entender como um grupo de oito detentos se transformou na facção que tem hoje mais de 33 mil afiliados e tenta conquistar o monopólio do tráfico de drogas no país.

“PCC – Primeiro Cartel da Capital” tem direção de João Wainer; reportagem de Aiuri Rebello, Eduardo Militão, Flávio Costa e Luís Adorno; e apresentação de Débora Lopes. A série conta também com a participação do médico Drauzio Varella; dos jornalistas Josmar Jozino, Bruno Paes Manso, Allan de Abreu, Marcelo Godoy e Cecília Olliveira; do procurador de Justiça Marcio Sergio Christino; do promotor do Gaeco, Lincoln Gakiya; da desembargadora Ivana David; do delegado da Polícia Federal Elvis Secco; e de Wálter Maierovitch, especialista em Segurança Pública. Para acompanhar a série, clique aqui.

Publicidade

Veja também