Servidores afastados

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 30/01/2022
Horário 03:33

Nesta semana, as autoridades de saúde de Pirapozinho informaram que 37 servidores municipais estão afastados das suas atividades devido à explosão dos casos de Covid-19. Deste total, 20 atuam na saúde, o que deixa o atendimento do setor em xeque. Os profissionais de saúde que atuam no pronto-atendimento da cidade, porta de entrada para pacientes com sintomas gripais, estão sobrecarregados.

JUNTO E MISTURADO
Ainda nesta semana, a coluna vivenciou a experiência dos usuários de saúde diante dos problemas desencadeados com o avanço do coronavírus e que impactaram no afastamento de servidores de saúde. No pronto-atendimento da cidade, famílias em peso buscavam atendimento com sintomas gripais. E com poucos funcionários, não havia isolamento destes pacientes para evitar que permaneçam no mesmo ambiente de quem busca ajuda médica por outras indicações. O alto número de pacientes que buscam atendimento na unidade de saúde sobrecarrega os profissionais de saúde que se desdobram no local. 

EMPATIA E PACIÊNCIA
O tempo de espera é inevitável, mas é preciso que as autoridades acompanhem de perto o pronto-atendimento para promover ajustes que minimizem o desconforto não só de pacientes, mas dos servidores que atuam nos plantões. E foi um apontamento da coluna que sensibilizou os coordenadores da unidade para reservar um espaço de espera para pacientes que aguardavam resultados de testes de Covid quanto médico, fundamental para reduzir a transmissibilidade da doença.

AÇÃO E REAÇÃO
Na terça, 25, durante a espera por atendimento também no pronto-atendimento de Pirapozinho, pacientes foram dirigidos a um corredor que provocou imensa aglomeração na ala interna do hospital, o que culminou em reclamação dos usuários. Fátima Almeida é moradora da cidade e aguardava desde às 10h30. Imagens do local começaram a circular e provocaram reação imediata entre os líderes da unidade, que realocou pacientes. 

SENSIBILIDADE E RESPEITO
Mas foi a frase de uma servidora da saúde que deixou os pacientes indignados. Durante a readequação do espaço para a espera por atendimento médico destes pacientes, uma enfermeira dirigiu-se ao grupo e disse: “Ficam aglomerando na rua e depois vem reclamar de aglomeração aqui dentro!”. Um funcionário de um frigorífico da cidade, que não quis se identificar, disse que sentiu-se ofendido: “O que é isso? Entrei às 6h no serviço e a empresa pediu para ir no pronto-socorro. Só quero ser atendido, não faço aglomeração”. Uma unidade de saúde não é espaço para julgar quem chega para buscar atendimento. É um ambiente para acolher! Mais amor e menos dor! Empatia para com os profissionais de saúde que estão trabalhando arduamente desde o início da pandemia e também, para quem sofre com a doença.

FESTIVAL FOOD TRUCK
No dia 5 de fevereiro, será realizado o 1º Festival de Food Truck na Praça Manoel Marques Silva, em Pirapozinho, das 10h às 23h, trazendo muita diversidade no cardápio. De acordo com a Prefeitura, o evento seguirá todas as normas de segurança em relação à Covid-19. Portanto, será obrigatório o uso de máscara e é muito importante manter a higienização das mãos com álcool em gel, que será disponibilizado. O evento também contará com fiscalização no local, para que a diversão aconteça com consciência e segurança.

OBRAS EM NARANDIBA
Com investimento de mais de R$ 800 mil, destes R$ 378 mil de recursos próprios, a Prefeitura de Narandiba iniciou as obras de abertura de uma nova via que interligará os bairros Ipê e Arruda. O projeto atende pedido de moradores dos bairros. 

OBRAS EM SANDOVALINA
Em virtude das obras da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), parte da Avenida Prefeito João Borges Frias estará interditada a partir da próxima terça-feira, 1º de fevereiro. Atenção aos motoristas.

Publicidade

Veja também