Servidores de Bernardes anunciam greve para 6ª

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 25/03/2017
Horário 10:55



Na segunda-feira, o Sindicato dos Servidores Públicos de Presidente Bernardes vai notificar o prefeito Luccas Inague Rodrigues (PP), sobre a paralisação dos trabalhadores que deverá ser iniciada na sexta-feira. Segundo o presidente da entidade, Eudes da Silva Leonardo, a ação envolve 617 servidores, que estão em estado de greve desde o dia 20, por não ter havido até o momento um acordo com o Executivo sobre o pedido de reajuste de 10% nos salários.

Eudes diz que a solicitação de aumento aos servidores foi protocolada em dezembro do ano passado. Como não houve manifestação da Prefeitura, os trabalhadores pediram que o assunto fosse intermediado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho). A falta de acordo persistiu até o dia 20 deste mês, quando, em uma assembleia, a categoria decidiu pelo estado de greve.

"Na segunda-feira vamos notificar o prefeito e a partir daí ele tem prazo de 72 horas para se organizar. No entanto, lembramos que 30% dos servidores permanecerão trabalhando durante a greve, isso para garantir que os serviços de saúde e educação não sejam prejudicados", diz o presidente do sindicato.

Embora o índice buscado pelos servidores seja de 10%, Eudes destaca que uma oferta de 6,57% de reajuste inflacionário deverá ser aceita. "Temos que ter o bom sendo que o país passa por um momento de crise financeira. Porém, estamos lutando, pois a nossa data-base é em janeiro, ou seja, já se passaram três meses e não houve negociação", alega. Ainda pontua Eudes que a data-base é prevista na Lei Municipal 2.389/2015.

Procurado, o Executivo de Bernardes, por meio da Assessoria de Imprensa, ressalta que "está, sim, em negociação com o sindicato e aguarda o parecer jurídico em relação ao reajuste". "O prefeito está ciente da importância do aumento para os funcionários e quer atender dentro dos preceitos legais", declara a administração municipal, em nota.

 
Publicidade

Veja também