A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), enviou as primeiras amostras, na manhã desta quinta-feira, de casos positivos do coronavírus ao Instituto Butantan, em São Paulo, que passarão por análise de sequenciamento genômico. A entrega foi acompanhada pela farmacêutica do departamento, Adriana Vitório.
De acordo com a coordenadora técnica de saúde da VEM, Vânia Maria Alves, as amostras foram coletadas em 12 unidades de saúde do município. O Instituto Adolfo Lutz será o responsável pela entrega das coletas em São Paulo.
Conforme a secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, o objetivo da parceria entre Prudente e o Butantan é identificar o sequenciamento de variantes que estão circulando na região, visando proporcionar maior eficácia no controle sanitário e epidemiológico do município.
Segundo o bioinformata da Rede de Vigilância Genômica do Instituto Butantan, Alex Ranieri, a melhor ferramenta é ficar de olho no que está acontecendo com o SARS-CoV-2. “Esse não é um vírus com o comportamento sazonal como o da influenza, que a gente prevê quando vai aparecer. No caso dele, o monitoramento e o sequenciamento genômico permitem que vejamos quando o vírus consegue se propagar ou não”, explica.
Foto: Marcos Sanches