Sesc PP fecha 2015 com quase 250 mil visitantes

Com foco em projeto cultural e educativo, foram realizadas desde janeiro na unidade, cerca de 1.150 ações; 80% delas gratuitas

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 22/12/2015
Horário 08:13
 

 


Após 12 meses de intensa programação, em que foram oferecidas cerca de 1.150 ações, o Sesc Thermas de Presidente Prudente deve fechar o ano com público estimado de 248.500 pessoas.

Sempre calcadas no projeto cultural e educativo que o Sesc em São Paulo mantém desde a década de 1940, as atividades realizadas pela unidade prudentina durante 2015 contribuíram para a transformação social da comunidade. Para tanto, cerca de 80% das ações propostas foram realizadas em espaços abertos, com entrada gratuita.

É o que expõe Renata Salvador, gerente da unidade, ressaltando que este montante mostra que estão conseguindo atingir homens mulheres, crianças e idosos, lhes dando a oportunidade de desenvolvimento, aprimoramento e intercâmbio social. "Além de lazer e entretenimento. O processo educativo fundamenta nossas ações e quando fechamos esses propósitos é sinal de que estamos nos movimentando na direção certa nesse processo de transformação", destaca.

A gerente comemora o feito de a cada semana ter uma grande quantidade de pessoas frequentando não só a unidade, mas vários espaços, inclusive, na região, que recebe ações do órgão. "E para as cidades que estão distantes da capital, é a oportunidade de democratização do acesso e nossa preocupação é exatamente promover atividades que não seriam realizadas por outras instituições. Tentamos trazer o novo, pincelar de uma nova forma o que já existe... O Thermas do Rock, por exemplo, neste ano foi num lugar novo, no bosque, ao ar livre e, a aceitação, os elogios foram muitos", pontua.

E complementa: "Além das atividades programáticas, o Sesc tem a preocupação com o acolhimento, a relação respeitosa, onde não existe julgamento de quem é quem, a que classe social pertence. E isso é legal porque percebemos que acontece, exalta".

 

Fazendo arte


Renata diz que a programação artística em 2015 superou os anos anteriores, gerando 109.435 atendimentos. Dentre estes, mais de 2 mil pessoas assistiram a produções cinematográficas de várias partes do mundo por meio do projeto Cine Bosque, que instalou uma tela enorme em meio às árvores da unidade, valorizando a natureza e o contato com ela.

O circo atraiu quase 10 mil espectadores para debaixo da lona e de olhos vidrados no picadeiro para não perder o colorido, das atividades divertidas e malabarísticas.

Ah, a dança! Essa arte colocou 1.500 pessoas para se mexer. E no universo das letras, saraus, contações de histórias e workshops atraíram quase 2.500 amantes da literatura que aproveitaram as ações teóricas e práticas. "O canto de leitura contabilizou 16.416 consultas a jornais e revistas. Não é um processo de educação formal, mas fomenta todo o resto. Fizemos uma parceria agora com a Unesp de Assis nesse processo, o que é algo muito importnate para atrairmos novos públicos e plateias".

 

Valorizando lá e cá


Na parte da música, o Sesc Thermas apresentou artistas famosos no meio artístico, como George Israel, 5 a Seco, Ira!, Levi Ramiro, Dudu Nobre, Made in Brazil, Móveis Coloniais de Acaju, Vanguart, Ratos de Porão, Raimundos, Robben Ford, Thiago Pethit, Trio Virgulino e outras dezenas de talentos. O que resultou em 65.500 pessoas nas 105 apresentações realizadas de janeiro até dezembro.

Renata fala que este número foi possível pelo sucesso dos projetos: Múltiplos Sons, Thermas do Rock, Das Bandas de Cá!, Aqui, ali, em todo lugar: Os Beatles no Sesc, Arte de Quinta, Festival Sesc Jazz & Blues, entre outros. "Não que nos outros não façamos, mas na música, especialmente, há uma proposta bacana de dialogar com aquilo que temos de referência na mídia, mas valorizar coisas boas daqui. Temos músicos muito bons na região que precisam e buscam seu espaço e queremos dar esse espaço. Por isso ao ao longo do ano tentamos equilibrar esses projetos", explana.

 

Parceria


Quase 27 mil pessoas estiveram nas 112 apresentações teatrais apresentadas, onde além do Arte em Cena, 48 fizeram parte da grade de programação do 22º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), em agosto. "É gostoso todos os domingos ver a babá com a criança, o pai a mãe com um, dois, três filhos, a criança, etc. Teatro faz com que a criança se forme mais crítica. Tenha um olhar para as artes mais pronto e o teatro. E o teatro é uma forma de expressão completa. É uma maneira de se olhar, de refletir, de se encontrar. Tentamos trazer mensagens educativas que chamem à reflexão para acrescer na cidadania da criança formando um ser humano mais completo", estimula.

 

Artes plásticas e visuais

Para quem gosta foi um prato cheio! Foram nove as opções de exposições abertas à visitação que atraíram, juntas, 277.911 visitantes. Entre elas, duas realizadas na unidade do Sesc (Sertão Paulista e Telas do Rock) e sete que circularam por diversas cidades da região, como Tupã, Assis, Adamantina e Presidente Epitácio.

O Espaço de Tecnologias e Artes ofereceu navegação livre e gratuita somou quase 12 mil navegações na internet, além de ter proposto cursos e oficinas temáticas sobre a utilização de ferramentas virtuais para 800 pessoas.

As atividades formativas obtiveram quase 8.500 participações. Entre as dezenas de propostas educativas, teve vivências, palestras, cursos, oficinas e workshops nas áreas esportiva, artística, inclusiva, fotográfica, tecnológica, informática, ambiental, literária, culinária, de saúde e de valorização social. Estas ações pensadas pelo Sesc contemplaram desde a primeira infância até a terceira idade. Assim como o Gostinho de Sesc com quase 500 pessoas participando de cursos, oficinas e encontros temáticos não apenas para aprender a fazer um prato, mas principalmente sobre hábitos alimentares.

 

Em movimento


As práticas esportivas foram amplamente valorizadas pelo Sesc Thermas neste ano em diversas atividades que estimularam a autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades. Entre cursos permanentes e eventuais, aulas abertas, clínicas, torneios, ações externas, vivências e momentos de recreação, mais de 43 mil pessoas foram atendidas. Isso sem contar os 494.547 atletas que aderiram no Dia do Desafio, em maio, em 66 cidades da região. Juntos, mais de meio milhão de pessoas foram impactadas pela programação esportiva do Sesc Thermas neste ano. Só neste ano, o Parque Aquático recebeu 81.260 visitantes que buscaram um refresco ao calor da cidade.

Muita gente cuidou da saúde bucal e deu uma passadinha na clínica odontológica do Sesc Thermas, que atendeu 16.339 pessoas só neste ano. E os idosos também se cuidaram. As aulas de hidroterapia e cinesioterapia, oferecidas nos períodos da manhã e da tarde, somaram quase 11 mil atendimentos.

DESTAQUES 2016


- 8 de janeiro a 28 de fevereiro: Sesc Verão. Já está confirmado show de Emicida

- De março e outubro: projeto Das Bandas de Cá, valorização dos artistas regionais.

- Abril: Circuito Sesc de Artes com mostra com música, teatro, cinema, dança, circo, que percorrem as cidades da região.

- Maio: Dia do Desafio

- Julho: Thermas do Rock

- Agosto: Sesc Jazz & Blues e Fentepp

- Setembro: Circuito Sesc de Corrida e Semana Move Brasil com atividades esportivas

- Novembro: previsto seminários de esportes inclusivos, que devem envolver profissionais que trabalham nessa área
Publicidade

Veja também