Sesc Thermas busca adesão de 100% das cidades

Esportes - Rogério Lopes

Data 14/04/2016
Horário 08:42
Atingir 100% de participação das cidades que integram a regional de Presidente Prudente durante as atividades do Dia do Desafio 2016. Este é o pensamento do Sesc Thermas. Em 2015, como pontua o técnico de programação da unidade prudentina, Gabriel Damasco, dos 67 municípios da região que integram a área de abrangência da instituição, 66 realizaram atividades, ficando apenas Assis (SP) sem interagir com o evento. Para este ano, o representante diz que a intenção é que "todas as cidades façam parte deste momento que aborda e incentiva a prática da atividade física". O Dia do Desafio ocorre em 25 de maio. O evento foi criando no Canadá, em 1980, atualmente é desenvolvido em 23 países americanos e tem intuito de despertar as pessoas a adotarem algum esporte e atividade física na sua rotina.

Jornal O Imparcial Cerca de 100 pessoas participaram do encontro e foram informadas sobre a ação do dia 25 de maio

E os assuntos que compõem o evento internacional, história, importância, entre outros objetivos e o lançamento oficial da ação foram abordados em um encontro realizado na manhã de ontem, no Sesc de Prudente. Para a reunião, segundo pontua Gabriel – que também fez parte da organização do ato – eram esperados cerca de 100 participantes. Ele explica que o convite foi feito para membros de secretarias e departamentos de Esporte de todos os municípios. "Momento de interagir, orientar, incentivar e transmitir mais informações sobre o Dia", comenta.

Um dos pontos que integram o evento mundial é uma "disputa" sadia entre cidades. Na ocasião, onde houver maior adesão dos moradores, a partir das atividades físicas realizadas, o munícipio ganha o desafio do ano. A população de Prudente costuma "fazer bonito" e tem garantido o título da disputa. No ano passado, por exemplo, como ressalta Gabriel, a cidade ganhou a batalha contra Uruguaiana (RS) com índice de 65%.  Quanto aos adversários de cada município em 2016, Gabriel informa que serão definidos, por meio de sorteio, em 9 de maio.

 

No lançamento

Presente no lançamento do Dia do Desafio no Sesc Thermas de Prudente, o assistente de Gerência de Esporte da entidade em São Paulo, Eduardo Roberto Uhle, cita os benefícios que a prática de uma atividade física – incentivada pelo evento – possibilita. Além disso, lembra que as demais ações que são disseminadas pela instituição com vistas a despertar as pessoas a pratica. "São várias iniciativas desenvolvidas, não só dentro do Sesc, mas também incentivando ações externas", expõe. Entre os eventos, ele ressalta o Move Brasil, também com foco de abordar às praticas.

 

Olimpíadas

As Olimpíadas também foi lembrada e fez parte dos debates realizados no evento de ontem. Com o tema "Como Explorar os Jogos Olímpicos nas Cidades", o momento foi uma forma de chamar a atenção dos presentes de como o poder público pode inovar e transformar os municípios, com pequenas atitudes, contando com a participação e colaboração dos munícipes. A palestra foi conduzida por Ana Carla Fonseca, economista, doutora em Urbanismo e que atua com o assunto em 30 países. "Mostrar como mudanças sociais podem ser realizadas com pequenas iniciativas, contanto com a interação da Prefeitura e dos moradores", frisa.

 

Acompanhando o evento

Representando a secretaria de Esportes de Flórida Paulista, Lucas Bonfim de Roide, 19 anos, acredita que o esporte além de possibilitar melhores condições de saúde, ainda ocasiona o convívio entre as pessoas. Sobre o Dia do Desafio, ele menciona que a cidade vai participar novamente. "Uma maneira de estimular as pessoas", acrescenta.

Integrantes da Diretoria de Ensino de Prudente, Edna Rute de Souza Branco, 50 anos, e Isabela Monteiro Ribeiro, 42 anos, pontuam o envolvimento, interação e incentivo das crianças às atividades físicas. Elas lembram que os pequenos são "seres em formação" e receber esta carga positiva de estímulo, por meio do Dia do Desafio, "é positivo e importante". As representantes ressaltam que desde quando começou a ser realizado no país, a pasta estadual de Educação tem motivado a adesão de todo grupo escolar. "Que a ação seja feita pelos alunos, professores, funcionários, ou seja, todos da instituição", cometam.
Publicidade

Veja também