Sesi PP exibe vencedores de prêmio de cinema

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/10/2015
Horário 08:46
 

A mostra Vencedores do 11º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema traz às unidades do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) grandes produções cinematográficas brasileiras e também filmes independentes contemplados nas categorias do prêmio.

Os filmes nacionais lançados em 2014 foram avaliados e os melhores foram reconhecidos em 13 categorias: ficção, documentário, curta-metragem, diretor, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e trilha sonora.

No Sesi do Parque Furquim, em Presidente Prudente, ocorrerão sete exibições, sendo a primeira nesta quinta-feira, às 14h30. "Trinta", cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta (Matheus Nachtergaele), traça o retrato do artista a partir de um recorte no tempo. Dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal; até 1974, ano em que assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca. Do anonimato à consagração, "Trinta" aborda a amizade e o rompimento de Joãosinho Trinta com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona (Paulo Tiefenthaler), o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão. O longa, com 92 minutos de duração, recebeu o prêmio de melhor ator para Matheus Nachtergaele, e conta ainda no elenco com Paolla Oliveira, Paulo Tiefenthaler, Marco Ricca e Milhem Cortaz.

O prêmio é uma iniciativa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), do Sesi-SP e do Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo). O objetivo é incentivar a produção cinematográfica nacional, facilitar o acesso às produções brasileiras e formar novos públicos.

A mostra é uma boa oportunidade para ver ou rever uma variada produção que tem na diversidade de propostas uma de suas marcas. Além disso, é uma ocasião para apreciar a pluralidade cultural do país e valorizar o talento do povo brasileiro.

 

Outras produções


No dia 22 deste mês, às 14h30, ocorre a exibição do filme "Confia em Mim", de Michel Tikhomiroff. Mari (Fernanda Machado) tem um grande sonho: abrir seu próprio restaurante. Para tanto, ela trabalha duro como chefe de cozinha, sempre focando a ascensão profissional. Até que um dia ela conhece Caio (Mateus Solano), um cara simpático que permite que ela enfim realize seu sonho. Só que logo Mari percebe que nem tudo é tão simples assim. O longa rendeu os prêmios de melhor fotografia para Rodrigo Monte e de melhor montagem para Gustavo Giani.

No dia 29, no mesmo horário, o público confere "Democracia em Preto e Branco", que venceu na categoria melhor documentário. Durante o ano de 1982, a ditadura militar completava 18 anos. A Música Popular Brasileira sobrevivia de metáforas, devido a grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme,com direção de  Pedro Asbeg, mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.

 

Em novembro

As exibições continuam em novembro, com  outros quatro filmes. No dia 5, às 14h30, "O Menino que Sabia Voar", de Douglas Alves Ferreira, vencedor na categoria melhor curta-metragem. Na história, um menino de apenas 7 anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada e ele voa livre e vive grandes aventuras!

No mesmo dia, o público assiste "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", que levou o prêmio de melhor diretor para Daniel Ribeiro. Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

"Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa", de  Gustavo Galvão, será exibido no dia 12, às 14h30. Ao fugir de casa, Pedro (Vinícius Ferreira) pega a estrada mesmo não sabendo para onde ir. Lucas (Marat Descartes) também não sabe, mas a estrada é seu palco. Com pouco mais de 30 anos, eles levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, os dois passam a viajar juntos pelo interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa. Marat Descartes faturou o prêmio de melhor ator coadjuvante.

Por fim, no dia 19, também às 14h30, "Entre Nós", de Paulo Morelli. Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo para celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá, eles escrevem cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em uma tragédia após a morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem dez anos depois para lerem as cartas. O filme rendeu o prêmio de melhor ator e trilha sonora para Beto Villares.

 

PROGRAMAÇÃO NO SESI FURQUIM

Dia         Horário                Filme     Diretor  Duração               Censura

15/10     14h30    "Trinta" Paulo Machline   92 minutos           12 anos

22/10     14h30    "Confia em Mim"              Michel Tikhomiroff           85 minutos           12 anos

29/10     14h30    "Democracia em Preto e Branco"  Pedro Asbeg         85 minutos           10 anos

05/11     14h30    "O menino que Sabia Voar"                            Douglas Alves Ferreira       11 minutos           livre

05/11     14h30    Hoje eu Quero Voltar Sozinho"      Daniel Ribeiro      95 minutos           12 anos

12/11     14h30    "Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa"     Gustavo Galvão  96 minutos           16 anos

19/11     14h30    "Entre Nós"          Paulo Morelli       97 minutos           14 anos

 
Publicidade

Veja também