O Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Presidente Prudente, em parceria com a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e o São Francisco Resgate, promove na manhã de hoje, em sua unidade, o segundo dia da ação "Saúde & Cidadania", que visa alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e identificar eventuais problemas que possam interferir na qualidade de vida de motoristas e alunos dos cursos de formação e qualificação. Na ocasião, os participantes poderão passar por exames gratuitos, como aferição de pressão e teste de glicemia e receber orientações nutricionais e de saúde bucal.

Exames buscam identificar problemas que afetam a qualidade de vida
De acordo com a coordenadora do Sest/Senat, Márcia Sueli Fioravante Palharini, cerca de 200 pessoas foram atendidas na manhã de ontem e a expectativa é que este número seja ultrapassado hoje, tendo em vista que os sábados são mais movimentados por conta da maior quantidade de alunos nos cursos oferecidos pela unidade.
Segundo ela, a ação é uma oportunidade de oferecer para as pessoas um atendimento ao qual dificilmente recorreriam em seu cotidiano. "Muitos condutores passam boa parte do dia na estrada e, quando chegam em casa, não têm tempo para ir a um médico. Sendo assim, estamos oferecendo essa parada para eles", expõe. Conforme Márcia, caso os exames apontem alguma ocorrência, o indivíduo é orientado a procurar um especialista. "No entanto, é normal que surja alguma ‘alteraçãozinha’, pois os motoristas passam muito tempo na estrada e muitas vezes não se alimentam bem por causa das longas viagens", denota.
O evento também associa prestação de serviço com conscientização, por meio da distribuição de panfletos sobre a importância da doação de sangue e a prevenção contra o câncer de próstata, ambas as campanhas lembradas neste mês, em razão do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado ontem, e do movimento Novembro Azul. "Muitas pessoas até têm vontade de doar sangue, mas não sabem como; ou então, homens não fazem o exame de toque por preconceito, que é o maior obstáculo para a detecção de possíveis tumores e chances de cura", aponta.
Instruções
A nutricionista do Sest/Senat, Camila Bonillo, é responsável por fazer a orientação nutricional para os participantes que passam pelos exames. Segundo ela, muitos motoristas mantêm uma alimentação desequilibrada porque não encontram um restaurante no caminho, recorrendo a alimentos que prejudicam a saúde. "A nossa orientação consiste em mostrar ao condutor o que evitar e o que consumir e a quantidade de fibra, sódio, carboidrato e gordura em alguns alimentos", comenta. Entre os principais problemas decorrentes da má alimentação, Camila destaca a pressão alta, a diabetes e a obesidade, que são muito comuns nesse público em virtude da combinação da dieta não saudável e o sedentarismo, acarretado pela grande quantidade de horas que o condutor passa sentado. A profissional enfatiza que a orientação é sucedida de um convite para que o motorista procure a equipe de nutricionistas do Sest/Senat e faça o devido acompanhamento.
Já o odontologista Jorge Roberto Gomes distribuiu para os participantes cartilhas a respeito da manutenção da saúde bucal. "Queremos conscientizar os motoristas a terem dentro do carro um kitzinho contendo escova, fio dental e pasta de dente, que são produtos tão baratos comparados a um tratamento odontológico. Portando esse kit, eles podem realizar a higienização sempre que fizerem alguma parada", salienta.
O estudante Lucas Silva Barbosa, 20 anos, está fazendo um curso de frentista na unidade e aproveitou a ocasião para passar pelos exames. "Deu tudo certo. A gente nunca procura por isso, então é importante aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde", pontua.
Serviço
O segundo dia da ação "Saúde & Cidadania" ocorre hoje, das 8h ao meio-dia, no Sest/Senat, que está localizado na Rodovia Arthur Boigues Filho, 585, no Jardim Novo Bongiovani. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3906-1074.