Sete dicas para idosos (e jovens) terem um cérebro saudável 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 15/11/2023
Horário 05:00

Estamos chegando ao final de mais um ano. Para terceira idade, que muitas vezes tem a sensação de “não passar rápido”, este ano como dizemos: “está voando”.
E chega-se ao momento de fazer reflexão do que foi feito ou não, dos projetos ou promessas que fizemos no finalzinho do ano passado. 
Com certeza só o fato de estamos comemorando mais um final de ano, frente a tantas coisas que acontecerem, já é um grande privilégio.
Mas, para quem está na terceira idade, e acredita que não conseguiu realizar boa parte dos projetos, tem muita coisa que pode ajudar para todo o corpo e especialmente, para o cérebro, já que velhice muitas vezes pode trazer dificuldades de memória, de fala ou mesmo de manter-se com autonomia e independência e assim uma boa qualidade de vida.
Não é difícil exercitar o cérebro. Veja estas sete dicas

1 - Ouvir música. Ditado diz “quem canta os males espanta”. Sabemos que a música tem o potencial de fortalecer nossas memórias, diminuir o estresse e favorecer a sensibilidade. Recordar cantores e canções antigas, com certeza, é lembrar de bons tempos.

2 - Viajar. Hoje em dia está ainda mais fácil. Na terceira idade existem passagens gratuitas, seja de ônibus, de trem ou mesmo de avião. Voltar a lugares que foram no passado, ou mesmo conhecer lugares, culturas e sabores nos torna pessoas mais interessantes! Muitas caravanas. Muita animação e segurança.

3 - Escreva um diário – Escrever pensamentos é um excelente exercício de autoconhecimento, afinal, precisamos usar palavras para expressar emoções complexas, e com isso, organizamos melhor o pensamento e conseguimos definir o que sentimos.

4 - Durma bem. Este é o maior desafio para cérebro manter se saudável. O sono é uma necessidade básica. É importante porque as células fazem as reparações e limpezas para começar o próximo dia. Sem dormir direito, tomamos decisões ruins, perdemos a criatividade e a capacidade de resolver problemas. 

5 - Coma um docinho – Com moderação, um chocolatinho pode sim “melhorar o cérebro”. Porque precisamos sim de momentos de puro lazer!

6 - Cuide do seu coração – Lembrar que é o coração quem mantém o fluxo de oxigênio no cérebro, por isso cuide bem dele. Controlar a pressão arterial, o colesterol e o açúcar do sangue vão ajudar a melhorar o desempenho do seu cérebro,

7 - Comece a anotar o que você precisa fazer – Anotar e visualizar os compromissos assumidos contribui para que tenhamos mais clareza no gerenciamento de tempo.

Se conseguiram neste ano fazerem as setes dicas, você está de parabéns! Mas, não deu, por alguns imprevistos, ou doenças, está no momento de começar.

Publicidade

Veja também