Setor de alimentos lidera transformação industrial na região de Prudente

VTI é um indicador que representa diferença entre valor da produção e custo dos insumos consumidos no processo produtivo; setor de produtos alimentícios tem o maior índice, com participação de 63,3%

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/10/2023
Horário 04:10
Foto: Freepik
Forte conexão entre a indústria de alimentos e a produção agrícola é um fator-chave para esse destaque do setor no ramo industrial, indica Ciesp
Forte conexão entre a indústria de alimentos e a produção agrícola é um fator-chave para esse destaque do setor no ramo industrial, indica Ciesp

Uma pesquisa recente divulgada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) indica que, na região administrativa de Presidente Prudente, o setor de produtos alimentícios tem o maior VTI (Valor de Transformação Industrial), com participação de 63,3%. 

De acordo com o Seade, o VTI é um indicador que representa a diferença entre o valor da produção e o custo dos insumos consumidos no processo produtivo. O indicador é utilizado na mensuração de consumo intermediário e do custo das operações industriais. Quando declinante, por exemplo, indica um maior nível de consumo intermediário ou aumento no custo das operações industriais. 

Na região, segundo a pesquisa da fundação, o setor de biocombustíveis vem em segundo lugar com 23,7% na participação do VTI; seguido por máquinas e equipamentos, com 2,2%; móveis, com 2,1%; e produtos químicos, com 1,9%, fechando o ranking dos cinco primeiros colocados.

“Forte conexão"

Para entender o fenômeno por trás do desempenho notável do setor de produtos alimentícios, a reportagem de O Imparcial consultou a direção regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)

De acordo com o diretor regional do Ciesp, Itamar Alves de Oliveira Junior, a forte conexão entre a indústria de alimentos e a produção agrícola é um fator-chave para esse destaque do setor no ramo industrial. “A IT [Indústria da Transformação] está na rotina dos brasileiros. Ela é responsável pela transformação de matéria-prima em um produto final ou intermediário.

Os materiais utilizados são provenientes, por exemplo, de produção agrícola, que é muito representativa na região de Presidente Prudente", pontua Itamar, com base em dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que apresenta que a cada real produzido na IT, são gerados R$ 2,67 na economia do país.

Quando questionado sobre as empresas que se destacam no setor de alimentos e a produção mais predominante, Itamar destaca a presença de indústrias que produzem diversos tipos de molhos, massas, bolachas e pimentas na região. Além disso, conforme o diretor do Ciesp, o setor de biocombustíveis, especialmente no ramo sucroenergético, é um dos pilares da economia local, produzindo biogás, etanol e energia elétrica. 

“No setor de produtos químicos, temos várias indústrias que fabricam produtos para limpeza em diversos tipos de segmentos, como: residencial, industrial e hospitalar”, acrescenta. 

“Tendência de crescimento"

Sobre a perspectiva de crescimento contínuo no setor de transformação industrial, o diretor regional do Ciesp observa que a região é diversificada, com vários segmentos da indústria. “Sementes, alimentação animal, alimentos, química, móveis, máquinas e som são alguns deles”, lista Itamar. 

Ele também destaca os investimentos significativos de cooperativas e empresas do setor sucroenergético nos últimos anos. “A tendência é de crescimento, porque somos uma região com uma diversidade de segmentos da indústria, mas a maioria ligada à agroindústria e nos últimos anos tivemos altos investimentos de cooperativas e de empresas do ramo sucroenergético. E, no ano passado, após a assinatura da legislação sobre a regularização fundiária estamos otimistas com o aumento de investimento ainda maior”. 

Produção de bebidas

A reportagem também colheu alguns dados junto à indústria Bebidas Funada, de Presidente Prudente, que está há 76 anos no mercado.  De acordo com a empresa, os principais mercados acessados são: a própria região de Prudente, São Paulo capital e cidades satélites, região oeste do Paraná, os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e, internacionalmente, Paraguai e Bolívia na América do Sul, alguns países na Europa e o Japão, na Ásia.

A Funada indica que são produzidos anualmente mais de 79 milhões de litros. Segundo a empresa, são 450 empregos diretos e mais de 20 mil empregos indiretos, levando em consideração os fornecedores e prestadores de serviços influenciados pelos produtos da empresa. 

Foto: Funada/Instagram

Anualmente, Bebidas Funada, de Prudente, produz mais de 79 milhões de litros

Publicidade

Veja também