Setor supermercadista: motor de crescimento econômico e desenvolvimento social

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 17/03/2024
Horário 05:00

O comércio desempenha um papel crucial na geração de renda, emprego e no desenvolvimento econômico de toda uma região, e em Presidente Prudente, o setor supermercadista se destaca como um dos pilares dessa atividade. Como noticiado por O Imparcial, as vendas do comércio varejista na regional prudentina atingiram R$ 16,7 bilhões em 2023, uma alta de 3,8% em relação ao ano anterior. É o maior faturamento desde o início da série histórica, em 2008.

Das nove atividades analisadas, seis registraram crescimento e três delas alcançaram a maior receita da história — autopeças e acessórios; farmácias e perfumarias; e supermercados (com maior montante). Quem conhece Prudente sabe a força do setor supermercadista: motivo de orgulho para todos nós.

Vale observar que a importância do comércio pujante vai além da simples troca de bens e serviços; ele é um catalisador de crescimento e prosperidade. Um dos principais impactos positivos do segmento de supermercados é a geração de empregos. Esses estabelecimentos empregam uma grande quantidade de pessoas, desde caixas e estoquistas até gerentes e profissionais de marketing. Além disso, a demanda por produtos frescos e processados cria empregos em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção agrícola até a logística de entrega.

O comércio supermercadista também desempenha um papel crucial na geração de renda. Ao oferecer uma ampla variedade de produtos e serviços, os supermercados atendem às necessidades diárias dos consumidores, proporcionando-lhes conveniência e qualidade. Isso resulta em um aumento do poder de compra da população, estimulando assim o crescimento econômico.

Além disso, o setor supermercadista desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico local. Esses estabelecimentos contribuem significativamente para a arrecadação de impostos, que são essenciais para financiar serviços públicos como saúde, educação e infraestrutura. Além disso, ao apoiar fornecedores locais, os supermercados ajudam a fortalecer a economia regional.

O comércio supermercadista não é apenas um setor de negócios, mas sim um motor de crescimento econômico e desenvolvimento social. Seu papel na geração de empregos, renda e desenvolvimento econômico é fundamental para o bem-estar das comunidades e para o progresso de um país como um todo.

Publicidade

Veja também