Em nome de duas associações de Presidente Prudente, seis caratecas da região encaram nos próximos dias o Campeonato Sul-Americano de Caratê. A competição, que reúne as categorias de base, será realizada entre amanhã e 29 deste mês, em Sucre, na Bolívia. Pela Semepp (Secretaria Municipal de Esportes)/Projeto Aquarela, cinco atletas entram nos tatames, pelas modalidades katá (luta imaginária) e kumitê (combate). Além de Erick Menezes Canto, que compete pela Associação Quissi, na categoria até 45 kg (quilos), kumitê.

Em solo boliviano, Brenda Eduarda Sá lutará no katá e kumitê
Classificada durante a primeira seletiva nacional da CBK (Confederação Brasileira da modalidade), realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, Izabela Correa Rainho defende o país pela categoria 14 e 15 anos, até 54 kg, no katá e kumitê. Outra que se garantiu no Sul-Americano, através do evento na capital potiguar, foi Isadora Maria Lopes Trombini, que luta pelo kumitê, na classe até 35 kg. Garantida em ambas as modalidades, na categoria 12 e 13 anos, até 45 kg, Elaisa Gomes Feitosa não poderá participar do torneio boliviano por causa de problemas particulares, que não revelados pela comissão técnica prudentina.
Na segunda seletiva, realizada em Teresópolis, no Rio de Janeiro, outros três caratecas da cidade asseguraram vaga e vestem as cores do Brasil no torneio boliviano. Pelo katá, Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva disputa a categoria 12 e 13 anos. Já no kumitê, a prudentina luta na classe até 35 kg. Presentes em ambas as seletivas, Gustavo Furuutti Fernandes e Gabriel Hamada também estão confirmados. Nascido em Álvares Machado, o primeiro encara o kumitê até 40 kg, enquanto que o segundo, que é de Presidente Venceslau, luta na classe 16 e 17 anos, até 68 kg, kumitê.
Grupo afiado
Além do quinteto, o carateca Erick Menezes Canto também encara o Sul-Americano, pela categoria até 45 kg. Mesmo atuando pela Associação Quissi, o atleta vem de uma rotina intensa de treinamentos com a equipe Semepp/Projeto Aquarela.
Conforme o professor Renato Franco, os treinos específicos para a competição tiveram início desde as seletivas e não pararam desde lá. O grupo, inclusive, utilizou a etapa regional do Campeonato Brasileiro, disputada no entre 6 e 8 deste mês, em São Paulo, como preparação para o torneio.
A equipe prudentina conquistou 28 medalhas no Brasileiro e, consequentemente, garantiu 21 atletas nas finais da competição nacional, que ocorrem de 16 a 19 de outubro, em Brasília. Agora, o técnico pretende trazer pelo menos seis medalhas da Bolívia.
"Trabalhamos muito duro desde a seletiva, passando inclusive pela fase regional do Campeonato Brasileiro. Estou muito otimista, pois tivemos um resultado muito bom com nossos atletas no nacional. Portanto, acredito que todos que estão indo têm chances de subir no pódio. Se fizermos um balanço, temos uma possibilidade de alcançar pelo menos seis medalhas", considera Franco. O sexteto prudentino já embarcou para Sucre.
SAIBA MAIS
INCENTIVADORES
Além da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), o caratê de Prudente conta com o apoio do Projeto Aquarela, através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Colégio Criarte, Ipanema Materiais de Construção, da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), e de Juliano Borges, coordenador municipal da Juventude.