Shokonsai: tradicional festa cultural e gastronômica começa hoje, no Cemitério Japonês de Machado

105ª edição apresenta uma programação que alia inovação e tradição, com atrações musicais, gastronômicas e rituais que homenageiam os antepassados

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/07/2025
Horário 07:00
Foto: Cedida
Ponte do lago das carpas, no Cemitério Japonês de Álvares Machado
Ponte do lago das carpas, no Cemitério Japonês de Álvares Machado

A tradicional festa cultural japonesa Shokonsai, organizada pela comissão comandada pelo presidente Takashi, ocorre de hoje a domingo, no Cemitério Japonês de Álvares Machado. As comemorações iniciam nesta sexta-feira, às 19h, na praça da alimentação. Em meio a uma programação diversificada, o evento - que chega a sua 105ª edição - terá como grande novidade a inauguração de uma ponte que ligará o lago das carpas à ilha.

Entre as principais atrações musicais, destaca-se a participação de Mariko Nakahime, renomada cantora japonesa, que se apresentará no sábado, às 20h e 21h, e no domingo, durante o tradicional Bon Odori, encantando com uma composição própria e uma música do Bon Odori. Ao lado dela, o cantor Sérgio, renomado no Brasil e conhecido por ter ganhado vários concursos de karaokê, promete agitar o público com sua energia e talento.

A festa também reserva um espaço especial para a gastronomia. Na praça da alimentação, os visitantes poderão degustar 21 pratos típicos. A abertura do evento hoje contará com a atração artística Thai Cook, além de danças típicas, karaokê e partes da arte marcial.

O Shokonsai acontece ao longo de três dias, oferecendo uma programação completa para todas as idades:

- Sexta-feira (início às 19h):
Abertura com atividades culturais na praça da alimentação, incluindo apresentações de danças típicas, karaokê, e partes da arte marcial, além da atração artística Thai Cook.

- Sábado (Início às 11h):
O dia contará com várias atrações musicais e artísticas, culminando com a apresentação de Mariko Nakahime à noite, às 20h e 21h.

- Domingo (Início às 9h):
O evento inicia com um culto. Às 18h, ocorre a cerimônia das velas, com acompanhamento musical do grupo Camerata, que tocará na ilha.

Público, legado e tradição

Luiz Takashi, presidente da comissão organizadora, ressalta a importância de manter viva a cultura e a tradição japonesa, afirmando: "É um privilégio muito grande da gente estar à frente para manter toda a nossa cultura e a nossa tradição. Isso aí que nos motiva a fazer esse trabalho. Se não foi tanto essa homenagem que nós prestamos aos nossos antepassados, é que acaba motivando e também para sensibilizar, principalmente os mais jovens, para dar continuidade, né, nesse lance. Legado dos nossos antepassados."

Com uma expectativa de cerca de 10 mil participantes, o Shokonsai atrai visitantes não só da cidade, mas também de outros Estados. A estimativa de público de 10 mil pessoas para este ano é baseada na contagem de cerca de 2 mil e poucos carros nos três dias do ano passado, quando o evento recebeu cerca de 8 mil pessoas. Visitantes de outros Estados, como Paraná, Brasília e até Recife, incluindo familiares de pessoas sepultadas no cemitério, são esperados novamente este ano.

 

Publicidade

Veja também