Presidente Prudente foi palco, na quinta-feira, 8 de maio, de importante encontro voltado para o público feminino: o SIC Mulher. Realizado no auditório da sede do Sicredi, o evento congregou cerca de 250 mulheres de toda a região, unidas pelo propósito de inspiração, desenvolvimento e reconhecimento de seu papel fundamental na sociedade.
A acolhida inicial foi feita por Fabiana Tamaoki, coordenadora do Comitê Mulher do Sicredi Rio Paraná e vice-coordenadora do Comitê Mulher do Estado de São Paulo. Em suas palavras, Tamaoki ressaltou a satisfação em receber as participantes e a importância do evento. "É um enorme prazer recebê-las aqui no SIC Mulher. Agradecer também a confiança depositada a nós (...). Aproveitem, desfrutem desta noite, para que nós possamos, como mulheres, ter sim o nosso papel de representante na sociedade", afirmou, destacando também o engajamento do comitê em ações sociais.
O evento propôs uma imersão no autoconhecimento, como expresso em uma das falas de abertura: "Hoje, nós convidamos vocês a se olharem no espelho, mas não apenas com os olhos físicos, mas convidamos vocês a se olharem com coragem, com ternura. (...) Somos mulheres que comunicam, que expressam, que sentem e que também transformam." Um "espelho mágico" foi disponibilizado no local da recepção para o jantar, incentivando as participantes a registrarem o momento.
Empoderamento e desenvolvimento feminino em foco
Vanderlei Gonçalves de Oliveira, diretor executivo do Sicredi Rio Paraná, abordou como o evento contribui para o empoderamento e desenvolvimento das mulheres. "Inicialmente, nós pensamos que as mulheres têm que participar um pouco mais da vida política, da vida comunitária, assumindo lideranças (...). Nós procuramos fazer eventos que promovam a capacitação e a motivação para que elas possam cada vez trabalhar nesse mistério de olhar para a comunidade e assumir liderança." Oliveira confirmou o sucesso de público, mencionando que o evento em Presidente Prudente fez parte de uma série de dois, sendo o outro realizado no Paraná, ambos com grande participação das cidades onde o Sicredi possui agências.
Comunicação humana na era digital
A jornalista Thaís Beleze, com duas décadas de experiência como âncora de telejornais e atual produtora de conteúdo e mentora de comunicação, foi uma das palestrantes da noite. Ela trouxe reflexões sobre a comunicação no contexto atual e futuro: "Pensando na comunicação em 2025 e no futuro, a gente precisa lembrar que sim, temos todas as ferramentas tecnológicas, mas mais do que nunca, a gente não pode esquecer das nossas ferramentas humanas". Questionada sobre a maior dificuldade da mulher nas redes sociais, Beleze apontou para o desafio de "equilibrar o que é público e o que é privado. (...) A gente pode escolher o que dizer, quando dizer. Quem faz a gestão do seu conteúdo é você mesma, não esqueça disso", aconselhou, sublinhando a importância da autenticidade e da gestão consciente da própria imagem.
Fotos: Elisabete Santos
A JORNALISTA E COMUNICADORA, THAÍS BELEZE
VANDERLEI OLIVEIRA, DIRETOR EXECUTIVO; THAÍS BELEZE; JORGE GUEDES, PRESIDENTE DO SICREDI; E JOSÉ GONGORA, GERENTE REGIONAL