Um pouso forçado com mais de 55 vítimas no Aeroporto Adhemar de Barros, em Presidente Prudente. Este foi o cenário de uma simulação de acidente aéreo que contou com a integração de 20 órgãos, um total de cerca de 300 participantes, entre voluntários, profissionais de hospitais e serviços de resgate e segurança da cidade, neste domingo. De acordo com o 14º GB (Grupamento de Bombeiros), estavam “todos unidos em um só propósito: salvar vidas”.
Promovida pela Liga do Trauma da Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em parceria com a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência e a Liga Acadêmica de Cirurgia Experimental, a operação simulou os primeiros socorros e o encaminhamento de vítimas simuladas para diferentes instituições de saúde da cidade, detalha a Santa Casa de Misericórdia.
Conforme o Aeroclube de Prudente, participaram do exercício alunos de medicina e do próprio aeroclube; médicos; bombeiros do aeroporto e da cidade; Unimed; ambulâncias; concessionárias de rodovias; as polícias Militar, Federal, Rodoviária Federal; socorristas; equipe da administração do terminal; além de voluntários que se uniram para tornar o cenário ainda mais realista.
“Essas ações são fundamentais para o aprimoramento constante dos protocolos de urgência e emergência, contribuindo para a integração entre acadêmicos, equipes hospitalares e serviços de resgate, garantindo mais preparo e eficiência diante de situações reais”, afirma a Santa Casa.
Para o Aeroclube, tal tipo de treinamento é fundamental para que, em caso de emergência, todos es envolvidos saibam como agir, de forma rápida e coordenada, garantindo segurança e eficiência no atendimento. “Essa união de forças demonstra a importância do trabalho conjunto entre diferentes instituições, onde cada atuação é essencial para garantir respostas rápidas, eficazes e coordenadas diante de situações de grande complexidade. Treinamentos como esse fortalecem a preparação, a cooperação e a segurança da nossa população”, destaca o 14º GB.
Fotos: Reprodução/redes sociais
Treinamento fortalece preparação, cooperação e segurança da população, destaca 14º GB