Sob justificativa de proteger cofres públicos, Prefeitura de Prudente deixa Cirsop

Administração aponta que atual modelo tarifário gera desequilíbrios na distribuição de custos e que buscará modelo de gestão de resíduos com benefícios imediatos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2025
Horário 18:02
Foto: Arquivo
Cirsop está com licitação aberta para transferir à iniciativa privada serviços de gestão do lixo na região
Cirsop está com licitação aberta para transferir à iniciativa privada serviços de gestão do lixo na região

Presidente Prudente deixou, neste mês de novembro, de integrar o Cirsop (Conselho Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista). A decisão, segundo a administração municipal, tem como principal objetivo proteger os cofres públicos e "garantir que a cidade avance em um modelo de gestão de resíduos mais moderno, transparente, sustentável e de benefícios imediatos".

"O atual modelo tarifário do consórcio gera desequilíbrios na distribuição de custos, já que Prudente, por ser a maior cidade da região, acaba arcando com um percentual acima da média dos outros municípios", apontou a Prefeitura.

A administração reforça que a não adesão à nova licitação do Cirsop tem o intuito de evitar que o município assuma riscos financeiros, jurídicos e tecnológicos considerados incompatíveis com o momento atual da cidade.

"Prudente se prepara para uma fase de expansão, impulsionada pela chegada do gás biometano, de outras tecnologias e do Programa Integra Resíduos, do governo do Estado de São Paulo, que apontam para soluções imediatas e alinhadas à inovação e à sustentabilidade ambiental", afirma.

"A cidade vive um novo ciclo que dialoga com o futuro que buscamos para a gestão ambiental e inteligente de Prudente, com custo extremamente vantajoso para a nossa cidade. Não somos contra o Cirsop, a porta continua aberta para a integração regional, mas precisamos caminhar em rumo assertivo e imediato, que transforme a nossa cidade, gerando índices positivos na economia, saúde, educação e as demais áreas”, completou o prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos).

O Cirsop

O Cirsop vai transferir para a iniciativa privada os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final adequada do lixo urbano produzido pela população e pela limpeza pública dos municípios de Álvares Machado, Caiabu, Martinópolis, Presidente Bernardes, Santo Anastácio e Santo Expedito.

A empresa vencedora terá de fazer investimentos da ordem de R$ 200 milhões para implantar toda a infraestrutura necessária para prestar os serviços pelo período de 30 anos. Serão disponibilizadas pela concessionária uma unidade de triagem mecânica e uma estação de tratamento de resíduos para atendimento da região, além de ecopontos/miniecopontos em todos os municípios para a população entregar material reciclável.

Conforme o Cirsop, atualmente, cada município é responsável pela coleta, transporte e destinação final dos resíduos gerados pela população e o índice de aproveitamento é praticamente inexistente. Com o novo modelo a ser implantado, 47,8% dos resíduos dos sete municípios receberão tratamento de sua fração orgânica e 24,6%, correspondentes ao material recicláveis, serão recuperados.

O edital da licitação e documentos relacionados estão disponíveis no link cirsop.sp.gov.br/publicacoes/513. As empresas interessadas em participar deverão entregar suas propostas no dia 2 de dezembro deste ano e a abertura dos envelopes está marcada para o dia 12 do mesmo mês, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Publicidade

Veja também