Em Presidente Prudente, o número de ônibus que deixarão de circular na cidade a partir de amanhã saltou para 17. A decisão ocorreu um dia após o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) baixar decreto com uma série de medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, entre as quais está a recomendação à empresa para que também adote medidas a fim de evitar a superlotação de passageiros nos coletivos.
Tidos como “ônibus especiais”, os veículos afetados faziam seus itinerários do início da manhã até o final da tarde e beneficiavam usuários dos bairros João Domingos, Ana Jacinta, São Lucas, Brasil Novo, Residencial 3º Milênio, Centro, Jardim Barcelona, Morada do Sol, entre outros (veja horários no final da reportagem).
Em nota, tanto a Prefeitura quanto a Prudente Urbano enfatizam a necessidade das alterações emergenciais em virtude da queda de 20% no número de passageiros nos dois primeiros dias desta semana em relação a um dia de fluxo habitual. “A tendência é que o movimento caia ainda mais a partir da semana que vem, já que serão suspensas as aulas nas redes municipal e estadual, a exemplo do que já vem ocorrendo na rede particular de ensino”, aponta a administração municipal.
O Executivo menciona que a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) monitorará a movimentação das linhas diariamente e, caso se constate lotação acima do tolerável em alguma delas, será solicitado o retorno dos ônibus extras naquele itinerário.
A advogada da Prudente Urbano, Renata Moço, completa que a concessionária apresentou outras reivindicações à municipalidade visando a manutenção do serviço durante esse período emergencial. “Como a arrecadação vai cair demasiadamente e a fim de que a empresa se mantenha sustentável e o transporte não pare, solicitamos em caráter emergencial, pelo prazo de 90 dias ou mais, a isenção do ISS [Imposto sobre Serviços] e da outorga, por exemplo”, esclarece. Os pedidos serão analisados pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos.
Segundo Renata, tudo que a empresa fará “visa o atendimento aos usuários, bem como a crise que se enfrenta no momento”. “Em tais circunstâncias, o usuário deve respeitar o protocolo pessoal de higienização, conforme orientações das pastas de Saúde, e, nos casos em que for possível, negociar com seu empregador a entrada e saída em horários diferentes que não os de pico, com o intuito de dar prioridade para aqueles que realmente precisam usar o transporte nos momentos de maior fluxo”, destaca.
Renata pontua que a Prudente Urbano também fará a higienização de todos os ônibus nos intervalos e paradas dos itinerários. A empresa solicitou ao município para que ceda funcionários para esta tarefa. “A Semob irá se reunir com a Secretaria Municipal de Administração para viabilizar o deslocamento destes funcionários ainda nesta semana”, pontua a Prefeitura.
Ônibus que deixarão de circular
Manhã
Linha 106 – 6h20 saindo do João Domingos
Linha 106 – 6h30 saindo do João Domingos
Linha 111 – 5h55 saindo do Ana Jacinta
Linha 112 – 6h05 saindo do João Domingos
Linha 102 – 6h15 saindo do São Lucas
Linha 128 – 6h20 saindo do Brasil Novo
Linha 120 – 6h30 saindo do 3° Milênio
Tarde
Linha 106 – 12h30 saindo do Centro
Linha 106 – 16h20 saindo do HR
Linha 111 – 17h20 saindo do terminal
Linha 121 – 17h45 saindo da Santa Casa
Linha 121 – 19h saindo do Barcelona
Linha 124 – 17h20 saindo do Centro
Linha 124 – 18h40 saindo do Centro
Linha 128 – 15h30 saindo do Colégio Agrícola
Linha 129 – 12h10 saindo do Centro
Linha 134 – 18h30 saindo do Morada do Sol