Sociedade precisa discutir a reforma tributária

EDITORIAL -

Data 24/07/2023
Horário 15:08

A reforma tributária no Brasil é um tema de extrema importância e relevância que tem sido objeto de intensa discussão ao longo dos anos. O sistema tributário brasileiro é notoriamente complexo, burocrático e oneroso, o que impacta negativamente a economia, as empresas e a vida dos cidadãos.

A carga tributária elevada e a estrutura complexa de tributos tornam o Brasil pouco competitivo no cenário internacional, dificultando a atração de investimentos estrangeiros e prejudicando o crescimento econômico do país. Além disso, a excessiva burocracia e as altas taxas tributárias acabam por desestimular a formalização de empresas e incentivar a sonegação fiscal, prejudicando a arrecadação e a distribuição justa dos recursos públicos.

Desta forma, é de extrema importância que todos nós, contribuintes, cidadãos e brasileiros participemos ativamente de discussões sobre as mudanças que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45/2019, que tramita no Senado, acarretará no sistema – refletindo diretamente na nossa vida. Uma importante iniciativa permitirá esse tipo de discussão em Presidente Prudente.

Como noticiado por este diário, preocupados com referidas alterações no texto constitucional que impactarão toda a sociedade, a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Prudente, por meio do presidente da casa local, Wesley Cardoso Cotini, e da presidente da Comissão de Direito Tributário, Ester Sayuri, agendou para as 19h, do dia 17 de agosto, na Casa do Advogado, um bate-papo com a sociedade para discutir a reforma tributária que tramita no Senado.

Vamos todos ficarmos atentos com tamanho impacto que a PEC poderá incidir na vida dos brasileiros. A reforma tributária no Brasil é um tema de vital importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Sendo assim, a discussão desse assunto deve ser conduzida de maneira responsável, transparente e inclusiva, buscando informar a população sobre as propostas em discussão e suas implicações para a sociedade como um todo.

 

Publicidade

Veja também