Solenidade de Nove de Julho emociona participantes

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 10/07/2016
Horário 09:49
 

A solenidade em comemoração ao 84º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente à Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, emocionou centenas de pessoas na manhã de ontem. Na ocasião foram feitas homenagens a ex-combatentes, pessoas da sociedade e desfile militar com um efetivo de 150 policiais em viaturas de diversas modalidades de policiamento, entre elas Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas), Canil, Cavalaria, Ronda Escolar, Policiamento Integrado, Radiopatrulhamento, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária.

Jornal O Imparcial Policiais abrilhantaram as comemorações na manhã de ontem

Na ocasião, dez policiais receberam a medalha de Valor Militar e outros 16 foram promovidos. De acordo com o major Carlos Vitor Negri da Silva, representando o comando do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior-8), este é um dos momentos históricos mais importantes, não apenas do Estado de São Paulo, mas de toda a nação brasileira. "Toda uma população se envolveu por um propósito: lutar pelos seus direitos. E isso é importante que seja lembrado, trazendo o passado para o hoje, refletindo no anseio da sociedade, quanto a sua existência", enfatiza o major.

Um momento que marca a solenidade é quando familiares de ex-combatentes colocam flores, a corbelia, ao pé do obelisco alusivo à data. Ontem quem fez as honras foi a secretaria municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi e Marilda Goulart.

 

Ex-combatente

Com a voz embargada pela emoção, usou da palavra em nome dos soldados, Júlio César Moraes Manfredi, filho do ex-combatente Isdemo Manfredi, que fez parte do Batalhão Constitucionalista Prudentino. De acordo com o descendente, na época, o pai, que tinha 30 e poucos anos, era funcionário das Indústrias Matarazzo, e foi indicado pelo conde Chiquinho, para ser o entregador da mala postal de documentos oficiais, até Iguape, na região Sul. "E como voluntário, meu pai participou da conhecida Batalha de Itapitangui, que lhe rendeu uma medalha, entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A palavra que mais se enquadra nesse momento, quando penso em meu pai, é orgulho!", exclama Júlio.

 

Em família


Exercendo a cidadania em meio às pessoas, mesmo de folga, estava o policial militar Amauri César de Barros Morais, 41 anos, acompanhado dos filhos, os gêmeos de 6 anos, Yuri e Yago. "É extremamente importante que possamos ensinar às nossas crianças, desde cedo, o que é exercer a cidadania e ser fiel à pátria. Principalmente nos dias atuais, em que estamos presenciando o número cada vez mais crescente de jovens perdendo valores familiar e cívico", destaca o policial.

Também envolta pelos pais Ricardo e Suzilene e o irmão Felipe, estava a jovem estudante do 8º ano do ensino fundamental, Júlia Lopes Teski, 13 anos. "A data é importante, mostra que devemos lutar por uma sociedade igualitária, respeitar o próximo e ao país", salienta a estudante.

 
Publicidade

Veja também