Sosp promove revitalização de 50 praças em PP

De acordo com o titular da pasta, Rodinei Rena, projeto de obras nos pontos dos municípios foi iniciado ano passado

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 10/10/2017
Horário 12:53

Em meio ao ano do centenário de Presidente Prudente, a cidade tem passado por obras e revitalizações, para que os 100 anos fossem comemorados da melhor forma. Tais ações se estenderam, mesmo após o dia 14 de setembro, ou até mesmo antecederam a data. É o caso das praças públicas do município. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodinei Rena, desde 2016, a pasta tem realizado manutenção e melhorias em áreas de lazer da cidade. Ainda de acordo com ele, até o momento, foram revitalizadas aproximadamente 50 praças. Dentro das ações, está inclusa a construção da Praça do Centenário, prevista para ser entregue até o fim do ano.

O secretário também explica que tem sido uma preocupação da pasta promover a revitalização de espaços que estejam com problemas físicos e deteriorados. Entre os exemplos, ele ressalta as obras que foram feitas no Parque do Povo, na Praça Oscar Figueiredo Filho, reinaugurada no dia 13 de setembro, e na Praça Luiz de Camões, na rotatória do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto. A Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) salienta que, no último espaço citado como exemplo, o local “passou por melhorias, com a retirada da fiação elétrica e telefônica, permitindo mais visibilidade aos monumentos ali instalados”, além dos demais terem recebido pintura, roçagem, paisagismo e obras de infraestruturas.

Atualmente, o alvo da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) tem sido a Praça dos Pioneiros, que fica na Avenida da Saudade - Vila São Jorge -, próximo ao Cemitério Municipal São João Batista. Rena explica que os trabalhos são organizados conforme programação da secretaria. “Na sequência, a ideia é revitalizar espaços no Jardim Cambuci e no Parque Primavera”, aponta.

 

Praça do Centenário

Além da Praça dos Pioneiros, apontada pelo secretário como o local prioritário hoje em dia, ele conta que os esforços também são depositados na conclusão da Praça do Centenário, que já foi alvo de críticas, conforme noticiado por este diário, devido ao prazo de entrega ter sido extrapolado, uma vez que a previsão era para o aniversário dos 100 anos do município, comemorado em 14 de setembro. À reportagem, Rena salienta que a ideia é entregar o espaço no ano do centenário, e não precisamente no dia. “Considerada um presente para a população, a pretensão é inaugurar a nova área de lazer no dia 20 de dezembro”, expõe.

 

Abandono

Recentemente, como noticiado por este diário, a Praça das Andorinhas, no Conjunto Habitacional Cohab, foi alvo de reclamações, no qual moradores relataram “abandono” da área de lazer. Mas a situação de descaso vai além. Para a moradora do Jardim Santa Olga, que fica próximo ao Parque Ecológico dos Parques São Lucas e São Matheus, Thais Resende Menes, 30 anos, “o tamanho do local é equivalente aos problemas que ele possui”. “Nenhuma torneira, nenhum banheiro. Não há uma organização da área e as pessoas que usam acabam deixando de frequentar”, pontua.

Thais também cita a Praça das Cerejeiras, no Jardim Cinquentenário, ao falar que o local já foi “bem mais cuidado”, porém, hoje a situação é outra. “Eu fui até lá recentemente, pela primeira vez, pois meu filho pediu. Mas a vontade é nunca mais voltar, enquanto estiver nessa situação. O que vimos foi acúmulo de folhas, sujeira. Realmente caótico”, argumenta.

O cenário relatado pela moradora foi informado ao secretário de Obras e Serviços Públicos. À reportagem, Rena alega que são feitas visitas aos locais e as revitalizações propostas pela pasta têm o intuito de dar uma “cara nova às áreas de lazer”. No entanto, ele afirma que cuidar dos ambientes não é apenas um trabalho paro o serviço público. “A população também tem de preservar o que foi feito a ela. Muitas dessas manutenções que estão sendo realizadas ocorrem por conta de depredação, furtos e até pichação. A gente não pode estar em todo o lugar ao mesmo tempo, mas a comunidade que reside no entorno de cada praça também pode e deve ser um agente fiscalizador”, pontua.

Publicidade

Veja também