Sucen e VEM dão início à nebulização ambiental

“Nossa intenção é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o número de casos", relata.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 07/04/2015
Horário 09:52
 

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) deu início ontem à nebulização ambiental em Presidente Prudente. A ação ocorrerá em três dias consecutivos em um conjunto de dez bairros, entre as 19h e 22h30. Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM, explica que dois carros da Sucen percorrem as ruas, nos dois sentidos – de ida e volta – com jatos que atingem até 100 metros. "Os veículos emitem o veneno nas ruas. Os agentes não deverão entrar em nenhuma residência. Neste modelo de nebulização, o serviço deve ser reforçado nos mesmos bairros, por três dias seguintes", comenta.

De acordo com a coordenadora, entre hoje e amanhã, o trabalho é realizado no Parque São Judas, Jardim Paulista, vilas Geni e Santa Tereza, Cidade Universitária, jardins Paulistano e Bongiovani e nas vilas Glória, Tabajara e Boscoli, e em demais bairros próximos. "Nossa intenção é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o número de casos", relata.

Alves orienta a população para deixar as portas, portões eletrônicos, janelas e cortinas das casas abertas. As roupas devem ser retiradas do varal e os alimentos e bebedouros de animais devem ser cobertos para não ter contato com resíduos do veneno. "Animais, crianças, pessoas alérgicas e acamadas deverão ficar em locais fechados até 30 minutos após a nebulização", esclarece.

A coordenadora alerta ainda para as pessoas não ficarem nas ruas e evitarem deixar os veículos em frente as suas casas.

 

Próximos bairros


O trabalho deverá continuar durante a semana. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o cronograma entre quinta-feira e sábado ocorrerá nos jardins Belo Horizonte, Eldorado, Parque Bandeirantes, Jardim Santa Olga, Vitória Régia, Sítio São Pedro e vilas Malaman, Charlote, Santa Helena, Cláudia Glória e proximidades.

 

224 casos

A maior cidade da região soma 224 casos confirmados de dengue. Os dados foram divulgados ontem pela VEM, por meio da Secom. De acordo com o órgão, foram confirmados mais 33 casos. O departamento de saúde do município ainda registra outras 938 notificações de casos suspeitos e 137 exames que aguardam resultados. Entre os casos positivos, os jardins Itapura I, Paulista e Sabará e a Vila Formosa contabilizaram dois casos, cada. Os demais foram confirmados nos bairros: Angélica, Alexandrina, Aeroporto, Cambuci, Cedral, no centro, Centenário, Cidade Universitária, Damha II, Eldorado, Euclides, Industrial, Liberdade, Líder, Maracanã, Maré Mansa, Ocidental, Panorâmico, Real, Santa Tereza, Santa Helena, São Judas, São Matheus, Shiraiwa e Yolanda.

 
Publicidade

Veja também