Suspeito de fornecer arma é preso no ABC Paulista

Vilson José Rosa é acusado de ter cedido armamento para execução do advogado Nilson Aparecido Carreira Mônico em Venceslau; ele deve ser ouvido ainda hoje

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/08/2018
Horário 15:18

Na manhã de hoje, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca domiciliar e prisão temporária de Vilson José Rosa, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista. De acordo com o mandado, o homem é acusado de ter fornecido armamento e materiais para a execução do advogado Nilson Aparecido Carreira Mônico, 55 anos, morto na manhã do dia 13 de junho no interior de seu escritório, localizado no centro de Presidente Venceslau. Segundo o delegado Everson Aparecido Contelli, até o início da tarde de sexta-feira, o acusado estava a caminho do município para ser ouvido ainda nesta data.

Segundo informações do delegado, por volta das 6h, as equipes de Polícia Civil de Presidente Venceslau e São Bernardo do Campo lograram êxito em prender o acusado na residência, localizada no bairro Baeta Neves. “Por meio da investigação e depoimento dos dois acusados de assassinato, presos anteriormente, obteve-se suspeita de que uma terceira pessoa estaria envolvida”, explica. Desta forma, a 3ª Vara Judicial da Comarca de Presidente Venceslau expediu os mandados de prisão temporária e busca domiciliar no endereço de Vilson. “Ele deve chegar até o fim desta tarde à nossa região, e, possivelmente, será ouvido ainda na hoje”, afirma a autoridade. 

Até o momento, a reportagem não conseguiu identificar o advogado de Vilson, para repercutir sua prisão e suposto envolvimento no crime.

O caso

Conforme noticiado por este diário, o advogado Nilson Carreira foi morto a tiros na manhã do dia 13 de junho, em seu escritório, localizado no centro de Venceslau. O primeiro suspeito do crime foi preso na ocasião. Em abordagem policial, ele foi revistado e confessou que, junto a um amigo, se deslocou de São Bernardo do Campo até o escritório de advocacia, onde amarrou as funcionárias e disparou três vezes contra a vítima. Com o preso, foi localizado um revólver calibre 38, com três munições deflagradas e três intactas. Além disso, os policiais localizaram fitas de mordaça, abraçadeiras de plástico e R$ 2 mil em dinheiro.

Posteriormente, as investigações policiais identificaram que a possível causa do crime seria uma ação trabalhista ajuizada por Nilson contra o mandante Luiz Henrique Almeida Reis, em 2006, quando um motorista embriagado, que dirigia um caminhão da transportadora do empresário, envolveu-se em um acidente de trânsito que causou a morte de um motorista autônomo de Venceslau. Diante da ocorrência, a família da vítima moveu uma ação contra a empresa, atualmente avaliada em R$ 1,5 milhão, que corria há anos na Justiça.

Em junho, ocorreram as reconstituições do crime junto ao suposto executor Wagner Oliveira da Silva, 32 anos; o mandante do crime, empresário Luiz Henrique Almeida Reis, 45 anos; e, em seguida, com uma testemunha da ocorrência.

Publicidade

Veja também