Talento Olímpico fomenta atividade para 80 alunos

De acordo com o idealizador do projeto, Claudinei Quirino, o Talento Olímpico estimula a prática do esporte.

Esportes - Daniela Silveira

Data 29/05/2013
Horário 07:37
 

A chuva da manhã de ontem não atrapalhou a empolgação das 80 crianças participantes do evento desportivo e recreativo do Projeto Talento Olímpico – iniciativa do ex-velocista Claudinei Quirino –, realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professora Juraci Menezes Peralta, no Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente. O propósito da atividade é estimular a prática esportiva, além de desenvolver a formação cidadã dos estudantes. Três provas do atletismo foram promovidas. São elas: salto em distância, corrida de 15 metros (m) e o arremesso de peso.

Jornal O Imparcial Arremesso do peso integrou a programação na escola prudentina

De acordo com o idealizador do projeto, Claudinei Quirino, o Talento Olímpico estimula a prática do esporte. "Ensinamos a eles as regras e o respeito com o adversário". O ex-atleta diz também que o principal objetivo é realizar o torneio de forma alegre para que seja prazeroso para os alunos, deste modo "eles sempre vão querer participar". Ao final das provas, todos receberam medalhas.

O coordenador do eixo esporte lazer do Projeto Cidadescola, Silvio Sena, relata que o Talento Olímpico oferece atividade por meio de esporte na escola/atletismo e múltiplas vivências esportivas. "O projeto não é apenas para formar campeões, é também aproximar as crianças de sua cidadania", afirma.

Na arquibancada, cada equipe torcia pelo seu time, que foram divididos em cores. Combinaram até o grito de guerra. A aluna do 2º ano, Nayara Eduarda Vieira, 7 anos, relata que durante o campeonato aprende sobre o esporte. "É legal, porque eu gosto de praticar esporte", diz.

Na fila para participar da corrida de 15 m, o estudante do 1º ano, Caio Henrique da Silva Santos, 6 anos, conta que gosta de fazer exercício. "Eu gostei das brincadeiras". Da mesma equipe e da mesma sala, o aluno Leandro da Silva Santos revela que o mais importante é competir. "Aprendemos que faz parte ganhar e perder também", declara.

 

Projeto socioesportivo

O projeto, que tem dois anos em Prudente, é desenvolvido em três unidades, sendo na Juraci Menezes Peralta, no Humberto Salvador, Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, e na Escola Estadual Francisco Pessoa, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. No total, a iniciativa contempla 465 alunos. Nas escolas do município, são crianças de 6 a 12 anos, já no Estado, adolescentes de 13 a 17.

Segundo informações da coordenação do Talento Olímpico, a projeção é ampliar o projeto para a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp). Este deverá funcionar nos moldes de um centro de treinamento (CT), onde os alunos que se destacarem iniciarão os treinos no novo polo.
Publicidade

Veja também