Tecnologias para leitura dos pensamentos

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 25/02/2021
Horário 06:30

Imagine você podendo dirigir seu carro, enviar um e-mail, ligar o ar-condicionado, fazer ligações (falar e ouvir) e qualquer tarefa que faça no dia a dia sendo realizada apenas com os seus pensamentos? Isso mesmo, daqui a pouco tempo já será possível fazermos tudo isso. Em janeiro de 2020, um dispositivo da empresa NextMind foi lançado no mercado com este propósito.
A tecnologia funciona de forma não invasiva (sem contato físico), sem necessidade de microcirurgia para implantar um chip dentro do seu cérebro. O dispositivo capta os sinais do seu córtex visual no momento em que se cruzam, sendo traduzidos em tempo real em comandos digitais.
Assim, tudo que você tiver que ter acesso de forma digital poderá ser controlado pelo seu pensamento. Por exemplo, em sua casa ou escritório, tem um ar-condicionado que já é controlado por aplicativo, quer dizer que o seu controle poderá ser acessado via o dispositivo da NexMind. Outro exemplo, sua televisão poderá entrar no YouTube com apenas o seu pensamento. 
Atualmente, o dispositivo é instalado com elástico ao redor da cabeça e precisa estar ligado para que transforme seus pensamentos em ações, mas há muitas possibilidades de facilidade no dia a dia, o importante é facilitar ainda mais as tarefas e fazendo a distância o que você teria que estar próximo e apertar algum botão.
Para a saúde, o dispositivo traz diversas opções que irão revolucionar a área. Um exemplo bem claro é a possibilidade de pessoas que não possuem braços ou mãos poderem movimentar os dedos, ombro e cotovelos apenas com o pensamento. Vejam que as possibilidades são infinitas quando temos a tecnologia a nosso favor.
Há diversas discussões principalmente relacionadas à segurança do equipamento, pois se alguém invadir seu dispositivo poderá controlar seus outros dispositivos e funções permitidas ao dispositivo da NexMind, porém, é parecido se alguém invadir seu e-mail que por sua vez tem acesso aos seus aplicativos confiáveis. Hoje temos diversas opções de segurança que são mais seguras do que antigamente, mas sempre é bom termos cuidados em relação a isso.
O valor dessas tecnologias no começo são bem caras, pois há diversos fatores comerciais que impedem de termos os valores mais acessíveis, porém, dependendo da vontade política, esses equipamentos podem ser retirados da fila de tributação federal e estadual, além de serem subsidiados a quem precisa e realmente não podem comprar.
Desde 2006, quando comecei a estudar e praticar inovação, percebo que a curva de aprendizagem de novas tecnologias vem sendo menor. A cada ano surgem novas tecnologias inovadoras que chegam mais rápido no mercado e com valor mais acessível.
Boa leitura!
 

Publicidade

Veja também