Temos que ficar atentos na terceira idade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 03/01/2024
Horário 04:30

Algumas alterações do processo de envelhecimento não trazem tanto prejuízo à saúde do idoso, especialmente aqueles relacionados com quedas de cabelos ou embranquecimento, pele enrugada, ou até mesmo queda de dentes, todavia alterações relacionadas à saúde mental podem trazer situações que além de diminuir a qualidade de vida, podem colocá-las em risco.
As pesquisas apontam que as condições psiquiátricas, como depressão, dependência e esquizofrenia, estão intrinsecamente ligadas a distúrbios neurológicos, principalmente as diferentes formas de demência. Tudo acontece no cérebro. Ainda permanece em estudo como as duas condições estão conectadas. Evidências sugerem que ter uma doença mental, especialmente na velhice, está associado a um maior risco de desenvolver demência.
A associação é mais estabelecida entre a depressão e demência: a depressão na terceira idade após os 65 anos como um dos principais fatores de risco para demência.
Ha a conexão para praticamente qualquer transtorno de saúde mental diagnosticado mais tarde na vida.
Os indivíduos com a condição apresentavam cerca de 70% mais chances de desenvolverem uma nova doença mental três anos antes do início da demência. No ano anterior ao diagnóstico, esse risco aumentou para cerca de 300%.
Uma é que o início de uma nova condição psiquiátrica, como abuso de substâncias ou ansiedade, aos 70 ou 80 anos, pode ser um sinal precoce de demência.
Nesses casos, a neuro degeneração no cérebro também está causando sintomas psiquiátricos, mas a outra teoria é que os dois diagnósticos são independentes - o de depressão mais tarde na vida, por exemplo, pode ser apenas isso -, mas o impacto que a doença mental causa desencadeia ou acelera a demência.
O mais grave é que a depressão vai reduzir nossa capacidade cognitiva. Isso significa que talvez um processo biológico que ocorre há vários anos, de repente vem à tona.
Vale ressaltar que nem todas as pessoas que desenvolvem um transtorno psiquiátrico mais tarde na vida também terão demência, mas dada a frequência com que as duas condições ocorrem juntas, é importante você cuidador familiar que tem um idoso em casa levá-lo aos profissionais, especialmente ao médico, para que solicite testes cognitivos para adultos mais velhos com novos sintomas psiquiátricos, como precaução.
Terceira idade realmente pode ser desafiadora. A atenção de familiares que cuidam deve ser de atenção, visto que situações podem ocorrer lentamente sem que se perceba e ficar mais difícil o diagnóstico e tratamento.
 

Publicidade

Veja também