Temos vaga para líder raiz  

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 08/04/2023
Horário 05:00

Nada melhor do que o tempo para mostrar a realidade nua e crua.  Para quem acreditava que pessoas com vasta experiência, mas consideradas ultrapassadas para atuarem no mundo corporativo, o choque de realidade está batendo à porta das empresas. É isso que assisti num vídeo da Startse e no qual baseio o presente texto.  
Os novos líderes, considerados diferenciados pela sua alta capacidade de adaptação a um mundo inovador e tecnológico, estão tendo sérios problemas na gestão das empresas. Vejam por exemplo o caso de fundadores de startups, que aparecem quase do nada com projetos fantásticos, captam investimentos e poucos meses depois estão demitindo centenas e até mesmo milhares de pessoas, e com o valor de mercado reduzido ao chão, pois faltou experiência. 
A cada dia que passa está ficando claro para as empresas que o mundo está precisando de líderes tradicionais. Aquele tipo de líder que arregaça as mangas e trabalha pra caramba, sem mimimi. A nova geração pode até estar conectada, mas tem muito a aprender com os líderes da antiga, em especial quando o assunto é gerir negócios e principalmente pessoas.  
Os modelos de mercado como se conhecia estão sendo completamente refeitos. E os novos profissionais já não querem passar tanto tempo dentro de uma empresa. Eles se conectam muito menos com dinheiro e muito mais com propósito. Será que o que a gente aprendeu sobre gestão e negócios está completamente errado? Se você está acompanhando as últimas notícias, sabe que a resposta é “não”. 
Os fundadores da Google e da Microsoft, que estavam curtindo suas riquezas, sentados em conselhos de administração e às vezes só trabalhando por lazer, hoje estão sentindo a necessidade de se conectar à cadeira de gestão novamente. Em dezembro de 2019, Larri Page e Sergei Brin assinaram uma carta de despedida do comando da Alphabet, que hoje é a companhia que controla o Google. Mas o sossego desses poucos mais de três anos afastados acabou, porque o ChatGPT e a concorrência acirrada surgiram de forma avassaladora e pegaram o Google e outras bichtechs literalmente no calcanhar. Afinal, quem gosta de ver um concorrente abocanhando um mercado que naturalmente seria seu? Por isso a dupla de fundadores voltou à trincheira. 
Ninguém melhor do que você, que é um líder raiz, que tomou porrada de todos os lados e ainda conseguiu superar e manter uma empresa ativa até hoje. Você tem algo que o mercado admira, que é a casca grossa para absorver altos impactos. Você viveu oscilações de mercado, viveu baixas nas vendas, variações de câmbio e cenários políticos conturbados. E nos últimos dois anos estamos assistindo esses jovens líderes, que até são promissores, tomarem um verdadeiro choque de realidade do mercado.  
Se você possui um negócio, seja o tamanho que for, mescle as lideranças, pois aí está a grande oportunidade para realizar um trabalho sustentável.   
 

Publicidade

Veja também