Temperaturas quentes exigem cuidado

Para evitar doenças do período e desidratação, é essencial a ingestão de frutas e alimentos mais leves, além de consumir muita água

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 27/01/2019
Horário 05:17
Marcio Oliveira - Ingestão de frutas e muita água é dica para período mais quente do ano
Marcio Oliveira - Ingestão de frutas e muita água é dica para período mais quente do ano

Até o mês de março, os prudentinos devem enfrentar temperaturas bastante altas por conta do verão, de modo que o cuidado com o corpo e a alimentação deverá ser redobrado. É que neste período, a chance de sofrer uma desidratação diante do sol quente é ainda maior, pois como informado pelo climatologista Vagner Camarini há uma expectativa de que superemos a marca história da estação, de 39,5º C, mantendo máximas entre 36º C e 37°C. No que tange aos hábitos alimentares, é o momento ideal para ingerir alimentos mais leves, sempre com preferência para frutas e verduras, que mantêm o corpo hidratado e são apropriados ao clima, além de muita água.

De acordo a nutricionista especialista em nutrição clínica e pediatria, Renata Bueno, durante o verão é importante ingerir alimentos de fácil digestão e bastante líquido, dando ênfase à hidratação. “Uma alternativa para que tem dificuldade de beber muita água é saborisá-la com rodelas de limão, laranja, folhas de hortelã, pedaços de gengibre, morango, além de tomar sucos naturais, sem açúcar”. É importante também buscar alimentos mais leves, como verduras, legumes e frutas frescas - as quais podem inclusive ser usadas para sorvetes naturais, conforme a nutricionista. “A banana e a uva, por exemplo, porem ser congeladas e depois batidas no liquidificador ou processador”.

Os sucos detox (os quais combinam frutas com verduras) são uma excelente alternativa por serem nutritivos e ajudarem a equilibrar o organismo. “Podemos abusar de alimentos como abacate, gengibre, couve, cenoura, abacaxi e melancia”, esclarece. Além disso, Renata lembra que é importante passar longe das comidas pesadas, com muita gordura (como as frituras dos salgadinhos) e evitar refrigerantes. Outra orientação é fracionar a alimentação para não fazer refeições pesadas e em grandes quantidades. “O ideal é ter um café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche no meio da tarde, jantar e até uma ceia”, orienta.

A atividade física pelo menos três vezes por semana, com duração de 40 minutos, também entra como algo crucial e deve ser rotina de qualquer indivíduo, independente da faixa etária, mas com atenção às limitações de cada um. “Os pais devem ficar atentos às crianças que ficam muito em casa e incentivar que brinquem na piscina, andem de bicicleta, pulem corda ou joguem futebol”, afirma. Já para as pessoas mais idosas é importante evitar atividades de impacto, caso as articulações dos joelhos estejam prejudicadas.

A advogada Ana Cibelle Caldeira Silva Aguiar, 29 anos, mantém uma rotina de alimentação correta e exercícios físicos diariamente por todo o ano, mas no verão dá prioridade aos cuidados específicos que a estação exige. Ela toma de dois a três litros de água por dia, além de beber muitos chás, como de erva cidreira com cavalinha, gengibre e hibisco. “Todos os dias eu acordo às 5h e começo o dia com um copo de água, uma fruta e uma gordura boa como abacate ou pasta de amendoim”. Em seguida, às 6h30 ela inicia seu treino de crossfit e aos sábados costuma também fazer corridas. “Nesta época do ano eu priorizo mais carne branca, ovos, salada com bastante folha verde e variedade de legumes”, relata.

SAIBA MAIS

Tem curiosidade sobre qual o tipo de queijo mais saudável? Ou a respeito da melhor forma de escolher e armazenar legumes e verduras? Quer dicas de receitas, sucos ricos em fibras e formas de misturar frutas e vegetais? Essas e outras dicas práticas de como ter uma alimentação mais saudável podem sem conferidas no portal Saúde Brasil, do governo federal. Basta acessar o link  https://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor e adotar novas práticas alimentares para ter mais qualidade de vida.

Publicidade

Veja também