Tenista se prepara para Future

INTERNACIONAL Gustavo Cruz viaja na próxima quinta-feira para Antália, na Turquia, pra participar da primeira competição de 2017

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 18/02/2017
Horário 09:03


Nos momentos finais da pré-temporada, o tenista Gustavo Cruz já tem o primeiro desafio internacional de 2017 à vista. De malas prontas e passagens compradas, o prudentino viaja na próxima quinta-feira, à Antália, na Turquia, para participar do Torneio Future. O campeonato, que é divido em seis etapas, uma em cada semana, é considerado um das principais portas de entrada para atletas que buscam ingressar de vez no tênis profissional.

Mas antes de encarar todas as etapas, Gustavo ainda tem outro desafio. Para se classificar à chave principal do torneio, ele precisa vencer os jogos qualificatórios, partidas eliminatórias que garantem a classificação e o acesso ao campeonato. "Esse esquema acontece para atletas que, assim como eu, ainda não possuem muito pontos no ranking geral. É uma fase preparatória com três jogos. É necessário vencer os três, caso contrário, já está fora dos demais embates", explica.

Jornal O Imparcial Gustavo busca subir no ranking ATP

E o primeiro confronto em terras turcas já tem data marcada. No sábado, dia 25, o atleta encara a primeira disputa dos jogos classificatórios. À reportagem ele se diz confiante com seu trabalho e que tem se dedicado a isso. "Eu treino toda semana, cerca de seis horas por dia. Está sendo uma rotina muito dura, mesclada com a intensificação das partes técnicas, físicas e movimentações em quadra. Tudo isso ajuda a melhorar meu desempenho. É um evento que reúne aproximadamente 100 tenistas do mundo todo, e os melhores estão lá", afirma.

Gustavo explica que, após o acesso para a chave principal, terá início a fase mata-mata. "Durante as seis semanas, a primeira acontece na quadra rápida, como nós chamamos. É a tradicional do tênis, de cimento. As etapas seguintes são todas na quadra saibro, de terra batida. É totalmente diferente do espaço comum, pois tem a característica de trazer um jogo com bolas mais altas e golpes mais amplos", completa.

O tenista, que já participou de 15 a 20 desafios como este, lembra que o torneio é importante, porque, além da possibilidade de chegar à vitória, vencer os jogos ajuda a subir no ranking ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Na última temporada, embora tenha sido eliminado nas quartas de final do torneio profissional Future de Campos do Jordão (SP), o prudentino encerrou o ano com chave de ouro, conseguindo o segundo ponto profissional.

 

 
Publicidade

Veja também