Terceira idade, permita-se relaxar

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 22/11/2023
Horário 04:30

Para muitos, não é fácil ser idoso com autonomia, independência e boa qualidade de vida.
Muitos na terceira idade não conseguiram obter com seu trabalho rendimentos que possam proporcionar uma aposentadoria tranquila. Os custos de alimentos, medicamentos, energia, transporte, cada vez mais altos, dificultando o poder aquisitivo.
Também, para boa parte dos idosos, inúmeras comorbidades foram se acumulando. São níveis elevados de pressão arterial, nem sempre controlados, diabetes que impedem atividades físicas ou mesmo andar, pois alguns idosos ficaram com sequelas de cegueira ou mesmo amputações de parte dos membros inferiores.
Mas, é preciso seguir o curso da vida, e manter na medida do possível, ingesta de alimentação saudável, atividades físicas regulares e apropriadas, controle das doenças e repouso adequado. 
Assim, você na terceira idade, permita-se relaxar, pois você já contribuiu para o país com anos de trabalho.
1 - Se permita relaxar – O descanso é tão necessário. Durante o dia tirando uma soneca de no máximo meia hora. À noite tendo um horário definido para dormir. Lembre que no jantar para um bom sono é importante evitar café, refrigerantes e alimentação com frituras ou em grande quantidade.
2 - Faça pausas e respeite os seus limites – O cérebro não é uma máquina! Muitas vezes muitos idosos mantêm compromissos que parecem estarem ainda nas atividades antes da aposentadoria. 
3 - Sorria – Bom humor torna tudo mais leve e com mais significado. 
4 - Pratique ginástica para o cérebro – Treinar as habilidades cognitivas é essencial para se manter aprendendo.
5 - Pratique ginástica para o corpo – Inclusive, a atividade física é associada à capacidade da pessoa ser determinada!
6 - Conheça novas pessoas – Pessoas diferentes pensam de forma diferente e podem contribuir para ampliar a sua percepção de mundo.
7 - Aposte na meditação – A meditação é uma estratégia de atenção focada capaz de ajudar no gerenciamento do estresse, como um momento de reconectar a mente com o corpo no presente.
8 - Seja crítico – Em época de acesso fácil a qualquer tipo de informação, ter pensamento crítico é fundamental para não ser manipulado por conteúdos mal-intencionados. Por isso sempre pergunte “de onde veio isso?”
9 - Tome água! – Nunca se esqueça que o cérebro se torna aquilo que ele mais faz, por só o estilo de vida e o estímulo cognitivo fazem tanta diferença.
Relaxe! Você merece!
 

Publicidade

Veja também