Tirzepatida e Apneia do Sono: uma nova possibilidade, mas com cautela

OPINIÃO - Priscila Kalil Morelhão

Data 21/11/2025
Horário 05:06

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio de sono multifatorial, caracterizado por pausas repetidas na respiração durante a noite. Ela está associada a ronco, sono não reparador, cansaço diurno e maior risco de hipertensão, arritmias e doenças cardiovasculares. Entre os fatores que aumentam o risco da apneia, a obesidade é um dos mais importantes.
Recentemente, um estudo publicado na New England Journal of Medicine 
avaliou a tirzepatida (mounjauro), medicamento já utilizado para diabetes tipo 2 e para o tratamento da obesidade. Agora, a Anvisa também aprovou seu uso como opção terapêutica para pacientes com apneia obstrutiva do sono associada à obesidade.
É fundamental destacar que o estudo mostrou melhora da apneia principalmente por meio da perda de peso induzida pelo medicamento, e não por uma ação direta no controle do distúrbio respiratório. Ou seja, a tirzepatida reduz a apneia porque ajuda o paciente a emagrecer, um dos fatores mais relevantes quando a apneia está ligada ao excesso de peso.
A dúvida de muitos pacientes é:
“Se eu já uso CPAP, aparelho intraoral, faço exercícios miofuncionais ou tenho indicação de cirurgia, posso parar tudo e usar apenas o medicamento?”
A resposta é não sem orientação profissional.
Embora os resultados do estudo sejam animadores, ele avaliou somente pessoas com apneia moderada ou grave associada à obesidade. Isso significa que a tirzepatida não substitui automaticamente os tratamentos já existentes, como o CPAP, os aparelhos intraorais, os exercícios miofuncionais e, em casos selecionados, as cirurgias para apneia obstrutiva do sono. 
A tirzepatida não substitui essas terapias, mas surge como uma nova ferramenta, podendo ser indicada de forma isolada para casos específicos ou combinada aos tratamentos já existentes.
Na prática clínica, essa aprovação amplia as opções terapêuticas e traz esperança para pacientes cuja apneia está intimamente ligada à obesidade. Mas cada caso é único. Antes de qualquer mudança, converse com o profissional que acompanha sua saúde do sono.
Referência: Malhotra A, Grunstein RR, Fietze I, Weaver TE, Redline S, Azarbarzin A, Sands SA, Schwab RJ, Dunn JP, Chakladar S, Bunck MC, Bednarik J; SURMOUNT-OSA Investigators. Tirzepatide for the Treatment of Obstructive Sleep Apnea and Obesity. N Engl J Med. 2024 O;391(13):1193-1205. doi: 10.1056/NEJMoa2404881. 

 

Publicidade

Veja também