Títulos climáticos

Títulos climáticos são instrumentos financeiros de renda fixa que têm benefícios ambientais e/ou climáticos positivos. Eles seguem os Princípios do Título Verde declarados pela International Capital Market Association e os recursos de sua emissão devem ser usados para os tipos de projetos pré-especificados. Eles se diferenciam dos vínculos de sustentabilidade pelo fato de que este último também precisa ter um resultado social positivo, além de simplesmente ter um impacto positivo no meio ambiente. 
Os títulos climáticos são uma classe de ativos relativamente novos, mas estão crescendo rapidamente. O volume total de títulos climáticos foi estimado em 160 bilhões de dólares em 2016. Em 2019, foi de US$ 255 bilhões. Títulos climáticos e verdes já foram emitidos por milhares de emissores em todo o mundo, incluindo bancos e empresas de todos os tamanhos e governos locais. 
De acordo com o relatório da Climate and Development Knowledge Network e da Pricewaterhouse Coopers, um mercado de títulos verdes tem três benefícios principais para um país e seus objetivos e compromissos ambientais: Aumenta o financiamento disponível para projetos verdes, incentivando o aumento do seu número. Hoje, os títulos verdes financiam principalmente projetos de energia renovável, eficiência energética, transporte de baixo carbono, água, resíduos e poluição; É um veículo viável para permitir que um grupo cada vez maior de investidores sustentáveis tenha acesso a projetos ambientais; Os títulos são um instrumento e uma abordagem com os quais os investidores estrangeiros estão familiarizados, portanto, essas instituições precisam de pouco novo entendimento ou capacidade; Os investidores também estão interessados em colocar dinheiro onde o impacto ambiental alcançado é mais alto por unidade de moeda, e as economias emergentes e em desenvolvimento têm potencial para oferecer isso onde existem custos de projeto mais baixos; Pode ser um catalisador para um maior desenvolvimento do mercado de capitais doméstico e do sistema financeiro de forma mais ampla, além dos projetos relacionados ao meio ambiente.



 

Publicidade

Veja também