Trabalhos da Defesa Civil seguem em andamento após temporal que atingiu Prudente na sexta

Coordenador do órgão indica que maioria das ações está relacionada a cortes de árvores e vistorias de imóveis afetados pela intempérie

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/10/2023
Horário 16:46
Foto: Defesa Civil
Cavalo morreu após ser atingido por um raio no momento do temporal no Parque Residencial Jardins
Cavalo morreu após ser atingido por um raio no momento do temporal no Parque Residencial Jardins

Após o temporal que atingiu Presidente Prudente na sexta-feira e as chuvas que continuaram a cair no final de semana, a Defesa Civil segue, nesta segunda-feira, com os trabalhos de vistoria e apoio aos locais afetados pela tempestade. De acordo com o coordenador do órgão no município, Renato Gouvea, as áreas mais afetadas da cidade foram a região central, Jardim Bongiovani, Cecap e bairros da zona norte prudentina. O vendaval atingiu 60 km/h.

O coordenador da Defesa Civil em Presidente Prudente indica que a maioria dos trabalhos está relacionada a cortes de árvores e vistorias de imóveis afetados pela intempérie. “Nesta segunda-feira, o setor de engenharia realizou 11 vistorias de colapso em edificações. Quando se fala em colapso em edificação, é qualquer coisa que afetou uma residência - seja um destelhamento, uma queda de árvore, enfim, algo que envolva o imóvel em si”, explica.

Segundo Gouvea, a princípio, depois do temporal até esta segunda, foram cerca de 200 notificações de quedas de árvores, 25 ocorrências de imóveis colapsados e seis de fios energizados em via pública. Após a tempestade, foram registradas duas vítimas leves: um motociclista que foi atingido por uma árvore na Rua Casemiro Dias e uma pessoa que se feriu após uma telha atingir sua cabeça durante o destelhamento do barracão da Viação Motta, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil de Presidente Prudente recebeu algumas notificações de empresas afetadas pelo temporal na sexta. “Muita gente acabou ligando hoje [segunda-feira]. Como ocorreu na sexta-feira ao final da tarde e muitas empresas não abrem no final de semana, as pessoas acabaram constando o dano somente hoje [segunda-feira]”, relata Renato Gouvea. Além disso, o órgão recebeu a notificação de que um cavalo morreu após ser atingido por um raio no momento do temporal no Parque Residencial Jardins na sexta-feira.  

Força-tarefa para atenuar danos

Desde sexta-feira, as equipes da Defesa Civil vêm trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e funcionários da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) para atenuar os danos causados pela tempestade, com o intuito de restabelecer a normalidade na cidade. “Foi uma união de esforços que contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros, do policiamento e da Semob, até porque também tivemos muitos problemas com semáforos”, conta Gouvea.

“No sábado, foi realizada uma força-tarefa envolvendo também várias secretárias, entre elas, a de Obras e de Meio Ambiente, para amenizar e tornar a cidade mais resiliente no sentido de voltar ao estado de normalidade o mais rápido possível”, finaliza o coordenador da Defesa Civil em Prudente.

Energia restabelecida

Em nota atualizada nesta segunda-feira, a Energisa informou que, “graças ao trabalho ininterrupto das equipes desde sexta-feira, normalizou o fornecimento de energia que foi afetado pelo forte temporal que atingiu Presidente Prudente”.

“Além de solucionar ocorrências coletivas e atender mais de 100 locais com estragos de alta complexidade em diferentes bairros de Prudente, durante todo o domingo as equipes da Energisa ainda percorreram pontos da cidade em atendimento a demandas individuais”, pontuou a empresa. 

Ao final do informe, a empresa indicou que “reconhece a compreensão da comunidade e reforça o compromisso de continuar trabalhando prontamente antes, durante e depois de qualquer situação adversa como essa causada pelo forte temporal, a fim de garantir o fornecimento da energia para Prudente e região”.

Fotos: Defesa Civil

Nesta segunda, Defesa Civil continuou a realizar trabalhos de vistoria e apoio aos locais afetados pela tempestade

Defesa Civil recebeu algumas notificações de empresas afetadas pelo temporal na última sexta somente nesta segunda

Maioria dos trabalhos da Defesa Civil está relacionada a cortes de árvores e vistorias de imóveis afetados pela intempérie

Leia mais:

Após danos por temporal, Escola Carlo Ceriane é interditada em Prudente

Ventania passa por Prudente e deixa estragos múltiplos

Forte chuva causa transtornos em Presidente Prudente

Publicidade

Veja também